O pulo do gato: Jaguar lança sedã XE para brigar em pleno quintal dos alemães

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
13/09/2015 às 08:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:44
 (JAGUAR)

(JAGUAR)

Há consenso coletivo a respeito da pompa aristocrática dos automóveis britânicos. Mas poucas são as marcas da terra da rainha que adicionam tempero esportivo e refinamento como a Jaguar. Conhecida por seus sedãs e esportivos clássicos, a marca do felino tem quebrado paradigmas nos últimos 15 anos, apostando em configurações de carrocerias como perua e sedãs médios, como o novíssimo XE, que acaba de chegar ao Brasil.

O XE marca o retorno do fabricante ao segmento de médios premium. Na história da marca, é o terceiro sedã desse porte. Antes dele, a Jaguar comercializou, entre 2002 e 2009, o X-Type, que utilizava plataforma do Ford Mondeo. O primeiro da linhagem foi o clássico Mark 1, entre 1955 e 1959, sucedido pelo Mark 2 até 1968. Com os segmentos de alto luxo e executivo disputados por alemães, italianos (Maserati e Alfa-Romeo) e até os conterrâneos Bentley e Aston Martin, o jeito foi mirar num degrau abaixo. E seu foco é justamente no nicho dominado por BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.

Para fazer frente à trinca alemã, a versão de entrada, Pure, tem como trunfo o motor Si4 turbo 2.0 de 240 cv de origem Ford, que também equipa o Land Rover Evoque. Ele se mostra bem mais vigoroso que as unidades alemãs, que giram entre 156 cv e 184 cv, nas versões básicas. Por outro lado, o XE tem preço inicial R$ 169.900 mil, enquanto os germânicos partem dos R$ 135 mil, em suas versões mais simples. No entanto, o Jag anota em seu portfólio de conteúdo itens como bancos forrados com couro de alto padrão, sistema de som assinado pela própria marca, e carroceria quase toda produzida com alumínio. A marca ainda oferece com a unidade 2.0 as versões Pure Tech, que tem preço sugerido de R$ 177 mil, e R-Sport, que é oferecido por R$ 199.900.

Mas a cereja do bolo é a versão S, oferecida por R$ 299.990. A “ furiosa” tem o mesmo motor do esportivo F-Type. Trata-se de um V6 3.0, com compressor mecânico, 340 cv e torque de 45 mkgf. Leva o sedã de 0 a 100 km/h em 5,1 seg. Com ambos os motores, a caixa automática é a ZF de oito marchas.

Em BH

A Terra Nova (Land Rover, na av. Barão Homem de Melo) já representa também a marca Jaguar e tem todos os modelos para pronta entrega.

O Jaguar XE S, versão ‘furiosa’, é equipada com o mesmo motor do esportivo F-Type. Trata-se da unidade V6 3.0, sobrealimentada com compressor mecânico, que desenvolve 340 cv e torque de 45 mkgf, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por