Retoques visuais não apagaram os predicados do fiat Bravo T-Jet

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
14/03/2015 às 11:17.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:20
 (Samuel Costa/Hoje em Dia)

(Samuel Costa/Hoje em Dia)

Veículos “turbo” sempre foram sinônimo de altíssimo desempenho, mas essa não é a proposta do Bravo T-Jet. Seguindo o “downsizing”, a idéia é obter a mesma potência dos modelos convencionais, com motores menores, mais leves e econômicos. Enquanto as versões 1.8 do Bravo produzem 132 cavalos, o 1.4 T-Jet, com turbina que “força” a entrada de mais mistura combustível dentro dos cilindros, oferece 152.

Estilo
Muito arredondado, foge à preferência brasileira pelas linhas retas e vincos bem marcados. Por dentro, materiais de altíssima qualidade e acabamento impecável, com o interior das portas completamente revestido, painel emborrachado, dois tetos solares e linhas modernas, merecem elogios. O forro do teto deveria ser mais claro, o preto adotado deixou o ambiente muito “pesado”. Ótimo espaço para quem vai na frente, mas razoável na traseira, com teto baixo que incomoda os mais altos e estreito para três adultos.

Coração
A potência permite agilidade e ultrapassagens seguras, mas os irmãos “aspirados” são mais agradáveis. No T-Jet, o atraso entre a aceleração e a reposta, a instabilidade de potência próximo da “entrada” da turbina e pouca força em baixas rotações, são problemas. A tecla “Over Booster” que eleva a pressão da turbina e deixa a direção mais firme, proporciona desempenho esperto e firmeza. Com ela desligada, o carro fica manso, econômico, lento e leve nas manobras.

Transmissão
Manual com seis marchas e relações bem escalonadas. As mudanças são precisas, mas não tão suaves. A embreagem tem que ser completamente acionada, até o pedal encostar no tapete, para facilitar as trocas.

Suspensão e freios
No asfalto é super confortável, mas em pisos irregulares pula bastante. Em compensação a estabilidade é ótima. Com discos nas 04 rodas, gerenciamento eletrônico e ABS suave que não vibra muito o pedal, o freio é eficiente.

Segurança
Destacamos controle eletrônico de estabilidade, chave com telecomando, “Isofix” para cadeirinhas e, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos. Volante multifuncional, handsfree, GPS e sistema de comandos de voz com práticas sugestões verbais e por escrito do que pode ser dito, só como opcionais. Em Crash Test da EuroNCAP, o Bravo obteve nota máxima na proteção de adultos e 60 % para crianças.

Mimos
Destacamos Ar condicionado Bi-zone com saída para quem vai atrás, computador de bordo, iluminação para maçanetas/console, piloto automático, auxiliar de partida em rampas e sensor de estacionamento traseiro. Opcionalmente, sensores dianteiros, que quando começam a “apitar” junto com os traseiros, deixam qualquer um doido. Só com o tempo você se acostuma e passa a entender onde está o perigo.

No bolso
O Bravo T-Jet parte de R$ 78.490,00. Seus concorrentes Golf 1.4 Highline, Cruize LTZ 1.8, 80.500 e 84.100. Com transmissão automática, o I30 1.8 - 86.000 e o Focus Titanium 2.0 84.105. Movido a gasolina, o consumo foi de 7,2 km/l na cidade e 10,4 na estrada.
 

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