Sandero furioso

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
12/09/2015 às 09:07.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:43
 (Renault)

(Renault)

MOGI-GUAÇU (SP) – Acabam de chegar dois novos membros na linha Sandero da Renault. O “GT Line” tem roupagem esportiva sobre a mesma mecânica da versão 1.6, enquanto o verdadeiramente apimentado “RS”, tem motor 2.0 e muitas outras alterações para melhor performance. Ambos foram desenvolvidos pela “Renault Sport”, divisão que cuida dos modelos esportivos da marca, assim como é feito pela “AMG” da Mercedes ou “Abarth” da Fiat.

Em um país que inventou a categoria “parece mais não é”, dos veículos com “pinta” de esportivos ou aventureiros, mas com a mesma mecânica das versões “careta”, o “RS 2.0” se destaca por um elogiável trabalho de engenharia, que incluiu alterações nos principais sistemas ligados ao desempenho.

O motor tem 150 cv e elogiável torque de 20,9 quilos, as relações da transmissão foram alteradas, o freio foi redimensionado e ganhou discos nas 04 rodas e, a suspensão foi rebaixada e teve os principais elementos como molas, eixos e braços alterados.

Detalhes

Até detalhes normalmente esquecidos não ficaram de fora. A direção adotada foi do tipo eletro-hidráulica, por proporcionar relação mais direta entre o piloto e o piso que a exclusivamente elétrica. O sistema “drive by wire”, que normalmente desativa o pedal do acelerador quando se toca no freio, permite manter o motor “cheio” nas entradas das curvas com o famoso “punta-taco”, muito útil em competições. De mesma forma a descarga ganhou diâmetros maiores e som vigoroso, assim como os pneus foram especificamente escolhidos.

Acelerando forte no Autódromo “Velocità” em Mogi-Guaçu-SP, o motor ronca forte e empurra o carro com facilidade. A máxima de 202 km/h e a aceleração de 0 a 100 em 8 segundos garantem muita adrenalina e diversão.

Ligeiramente subreesteçante (escorrega um pouquinho mais a frente que a traseira), permite fácil controle nas curvas mesmo no limite. Elogios para o ajuste eletrônico dos perfis de utilização.

Na posição “Standard” o acelerador é “manso” e os controles de estabilidade e tração seguram o carro para você, na “Sport” a tração fica por sua conta e o acelerador perde a “calma” e, na “Sport+”, acelerador “nervoso” e o carro é todo seu...

O outro

Sobre a versão GT Line, não há tanto a dizer. Além do bom espaço interno e desempenho do conhecido Sandero 1.6, com 106 cv e torque de 15,5 quilos, quem busca apenas visual esportivo vai gostar. Por fora, rodas com 16”, novo para-choque, nova grade, aerofólio, difusor e saias laterais. No interior, atmosfera esportiva e detalhes em azul, bancos envolventes, elementos em padrão de fibra de carbono e inscrições nos apoios de cabeça e volante.

Já presente em muitas concessionárias, e dentro de 15 dias em todo o país, o “GT Line” sai por R$ 48.990, e o “RS 2.0”, por 58.880 (mais mil se quiser rodas especiais). Como referência, o Sandero básico 1.0 custa R$ 38.250.

 

 

FANTASIA - R$ 10 mil mais barato, GT-Line só tem enfeites (FOTO: Renault)

 

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