Trailblazer: micro-ônibus?

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
07/03/2015 às 12:29.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:16

Existem utilitários para 7 pessoas que transportam 5 adultos e, no máximo, 2 crianças (ou anões). Na Trailblazer, quem tem até 1,85m pode ir na frente ou na segunda fileira com sobra de espaço e, na terceira, sem apertar os joelhos. Outras vantagens são a tração 4X4 e a altura em relação ao solo, que fazem dele um “Off Road” de verdade. Para levar a família, a sogra e o vizinho para o sitio ou fazenda, é “o canal”. Mas cuidado com a bagagem... Com 7 lugares, o porta-malas é minúsculo, só rebatendo a terceira fileira para uma capacidade decente.
Respeito
Gigante, com quase 5 metros de comprimento e linhas modernas, ele impõe respeito por onde passa. Menos na garagem do seu prédio e nos estacionamentos, onde ela costuma não caber na vaga e atrapalhar os vizinhos e a passagem. Com 2.150 kg, pesa o dobro de um compacto.
Coração
O novo motor V6 SDI com injeção direta a gasolina, 277 cavalos e muita força, é bem mais moderno que o anterior e carrega a “jamanta” com a leveza de um compacto. Você não sente o peso e o tamanho. Com zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos, ela arranca rápido nos semáforos, até mesmo na frente de compactos com roupinhas esportivas.
Desafios
Automática com tração 4X4 e reduzida engrenados eletricamente por botão no console e sistema eletrônico de controle de tração, ele encara desafios fora da estrada “numa boa”.
Bolas de basquete?
Suspensão macia e confortável. Para os mais exigentes, resquícios de veículo de carga, como o pesado eixo rígido na traseira, causam trepidação em piso irregular, quando as rodas parecem pular como bolas de basquete. Freio elogiável com discos nas 4 rodas e sistemas anti-travamento, distribuição eletrônica e auxiliar de emergência. Nas curvas, como não poderia deixar de ser em função da altura, inclina bastante e demanda de condução prudente.
Segurança: “Aceitavel”
Embora a maior altura possa sugerir proteção adicional, isso reduz a estabilidade. A genética de seus antepassados projetados para o transporte de carga e pneus altos, também são problemas. Ela traz 6 air bags, controle de estabilidade, controle de velocidade em declives, fixação isofix, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré. A versão americana, bem diferente e não mais produzida, teve a segurança considerada “aceitável” para colisões frontais e “mínima” para laterais em Crash Testes da IIHS.
Mimos
Saídas de ar no teto para a segunda e terceira fileiras, fácil acesso a todos os assentos, auxiliar de partida em subidas, viva voz para celular, GPS, som hi-fi com entradas, controlador de velocidade e tomadas 12V por todo o veículo.
No bolso
A Trailblazer parte de R$ 147.790,00. Seu concorrente mais próximo, Santa Fé GLS 3.3 V6 4X4, custa 158.791, e a SW4 sem tração 4X4, 122.280. Com o consumo médio cidade/estrada de 8,4 km/l, o motor a gasolina é melhor para quem roda pouco, pois a diferença de R$ 25.700,00 a mais da versão diesel só seria paga após 230.000 km de uso, (desconsiderando o valor de revenda)

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