Anunciado investimento de R$ 4 mi para pesquisas em Minas

Hoje em Dia
02/12/2015 às 08:33.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:10
 (Guilherme Dardanhan)

(Guilherme Dardanhan)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) receberá, até o dia 8 de janeiro, as propostas ao 9º edital de 2015, destinado a incentivar estudos e incrementar a qualidade das pesquisas desenvolvidas na área de agropecuária. O edital “Apoio ao desenvolvimento dos projetos da Epamig”, divulgado na semana passada, irá selecionar propostas que contribuam para revitalizar a infraestrutura de apoio à pesquisa e à transferência de tecnologias da empresa pública mineira. Em Minas Gerais, o agronegócio representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB), impulsionando a economia, sendo uma das principais fontes de renda no estado.

A publicação do edital é resultado de uma audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no mês de agosto. “Realizamos um importante debate em que pedimos mais investimentos no setor de pesquisa agropecuária. A Fapemig e a Epamig são de suma importância para o agronegócio mineiro. O nosso estado possui potencial nas áreas da ciência e tecnologia, sendo preciso fomentar grandes projetos para avançarmos”, disse o deputado João Alberto (PMDB).

As entidades são responsáveis pelo sucesso do agronegócio mineiro. “Os benefícios das pesquisas são inúmeros para a agricultura, e isso se dá por meio do empenho dessas instituições. A Fapemig apoia projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado. Vamos incentivar e fazer o que for possível para o desenvolvimento da agricultura e pecuária em Minas”, destacou.

Investimentos

Estão previstos R$ 4 milhões nas propostas selecionadas. No entanto, se o número de projetos qualificados - com mérito e relevância para o estado - for grande, é possível que esse valor receba um acréscimo.

Participaram do evento o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o presidente da Epamig, Rui Verneque; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Marcelo Velloso; o presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Fapemig, Evaldo Vilela, e o diretor de CT&I da Fapemig, Paulo Beirão.

Para o presidente da Epamig, Rui Verneque, é grande o potencial da instituição, alguns resultados já foram obtidos, como o lançamento de 15 variedades de café, 21 variedades de soja, 25 variedades de feijão, entre outros. Para ele, o trabalho está apenas começando e a meta é apresentar boas propostas para utilizar todo o recurso previsto.

Já o secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho, enfatizou que o lançamento do edital é a materialização de uma parceria que ainda pode render muitos frutos. “O edital é fundamental para incentivar pesquisas de alta qualidade e vem atender a uma demanda reprimida. Este anúncio dá força e endossa o trabalho desenvolvido pelas instituições”, destacou.

As propostas ao edital 9/2015 podem ser enviadas até o dia 8 de janeiro de 2016, pelo site: fapemig.br . O esclarecimento de dúvidas pode ser feito com a central de informações pelo e-mail ci@fapemig.br.

Além disso

A Fapemig anunciou o início da contratação dos projetos aprovados no edital 99/2014, que também tinham como temática o agronegócio. Dois pesquisadores da Epamig, representando todos os contemplados, assinaram o Termo de Outorga dos seus projetos, documento que autoriza o repasse dos recursos e o início dos trabalhos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por