Café e leite

A 6ª edição do Dia de Campo Café com Leite será realizada hoje, a partir das 8h, no Campo Experimental da Epamig, na Rodovia Três Pontas - Santana da Vargem. O objetivo é integrar produtores de leite e café da região e divulgar tecnologias sobre melhoramento do gado de leite; controle zootécnico do rebanho; poda do cafeeiro e manejo da lavoura. O presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, falará no evento sobre “Melhoramento genético em gado de leite no Brasil”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio evento. Informações (35) 3829.1190 ou 3266.9009.

 

Cooperação técnica

A tecnologia desenvolvida no Brasil para criação de animais da raça bovina leiteira girolando será exportada para países da América Latina. Visando as parcerias a serem oficialmente firmadas durante o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando, que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 19 e 21 de novembro, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Jônadan Ma, iniciou visitas a República Dominicana, Guatemala e Costa Rica. Em palestra para produtores do Conselho Nacional do Leite (Conaleche), em Santo Domingo, capital da República Dominicana, ele abordou o potencial produtivo da raça, que hoje responde por 80% dos 35 bilhões de litros de leite produzidos anualmente no Brasil.

 

Pré-seleção de touros

As inscrições para a 4ª Pré-seleção de touros girolando serão encerradas no dia 30 de outubro. A prova terá início em janeiro de 2016, no Centro de Performance Girolando (CPG), no campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba. As inscrições podem ser feitas em formulário próprio disponível no site www.girolando.com.br, na área do Teste de Progênie. A seleção dos animais ocorrerá até 30 de novembro. O CPG tem capacidade para receber 100 reprodutores, que passarão por avaliações reprodutivas, de conformação e temperamento, a fim de selecionar os animais que integrarão o grupo de touros do teste de progênie. Informações: pmgg@girolando.com.br ou (34) 3331.6000.

 

Café em Poços de Caldas

O 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Poços de Caldas, no sul de Minas. Com o slogan “Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia”, o objetivo é reunir técnicos e pesquisadores de empresas, institutos e universidades de todo o país para divulgar os últimos resultados de pesquisas e inovações no manejo dos cafezais e preparo do café. Participarão ainda técnicos e consultores, bem como lideranças de produtores. O evento terá apresentação de trabalhos, seminário e dia de campo. Informações: rosiana@fundacaoprocafe.com.br ou (35) 3214.1411.

 

Santo Antônio do Grama

Cerca de 250 famílias de agricultores familiares serão beneficiadas com a abertura do escritório da Emater-MG em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata. Entre as ações a serem desenvolvidas MG no município estão: assistência e acompanhamento técnico aos produtores rurais; ações para melhorar o uso do solo com técnicas conservacionistas; incentivar o plantio direto; estimular a adoção de tecnologias e a diversificação das atividades agropecuárias; fortalecer o associativismo e estimular a participação dos agricultores no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Bons resultados

A área fiscalizada durante o período do vazio sanitário da soja, iniciado em  1º de julho e encerrado em 30 de setembro pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi ampliada em 11%. De acordo com o instituto, a área fiscalizada passou de 194.142 hectares,  em 2014, para 212.290 hectares este ano. Houve também aumento de 5% no número de fiscalizações de propriedades. Neste ano, foram realizadas 622 fiscalizações ante as 590 do ano passado. Foram notificadas 55 propriedades. A produção de soja em Minas alcançou 3,5 milhões de toneladas em 2015.

 

Cavalgada feminina

Fazendo referência ao ‘Outubro rosa’, será realizada, no próximo dia 25, em Betim, a Cavalgada Feminina que tem como mote ‘Prepare a bota, o chapéu e o batom’. As amazonas sairão, às 10h30, da Fazenda Joaquim do Marco, com destino ao Bar Ronaldo, em Betim. A festa será encerrada com shows de Adilson e Rogério, Cristiano Garcia, Grupo de Estudo Viola Caipira, Jhonny Freitas e Karen Duarte. O evento é aberto ao público, com participação gratuita. Informações: (31) 99734-6361.