Cavalo Árabe
Minas Gerais fez bonito na 34ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada em Indaiatuba (SP). Wandan El Madan, filho do também campeão OFW Magic Wan, apresentado pelos Haras El Madan e condomínio FK Agropecuária e Comércio de Animais Vivos Ltda, dos criadores Frederico Kunze e Pedro Amaral, foi sagrado Campeão Cavalo Ouro. Entre as fêmeas, FT Havanna, filha de El Keav, foi a Campeã Égua Ouro, de propriedade de Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro (MG) e criação de Flavia Torres. O Reservado Campeão Cavalo foi Matisse FM, exposto por Carlos Roberto de Menezes, do Haras Stigmatas, em Borda da Mata (MG). Já a Reservada Campeã Égua foi Tina El Madan, filha do Campão Ouro de 2014, El Tino, sendo exposta por Sylvio Barbosa Neto, do Haras Arabco, de Nova Lima (MG), criada por Pedro Francisco do Amaral.
 
Equitação e adestramento
Hytalo Bretas, um dos treinadores mais premiados do Brasil, ministrará o Curso de Equitação e Adestramento para quem quiser aprimorar conhecimentos e aprender como equitar e adestrar um cavalo. O curso será de 9 a 12 de dezembro, no CTE Hytalo Bretas, em Contagem (MG). Informações: 31 99790.3208.
 
Agroindústrias e farinhas
A Embrapa Produtos e Mercado realiza hoje o segundo dia do workshop “Nichos de mercado para o setor agroindustrial”. O evento, que tem o apoio da CeasaMinas, conta com palestra do chefe do Departamento Técnico da estatal, Wilson Guide, sobre logística de distribuição e comercialização do milho verde e opções de mercado no cinturão verde de Belo Horizonte. Outro tema são as oportunidades oferecidas pelo mercado de Milhos Especiais, como milho verde in natura e milho doce industrializado. O mercado de farinhas de sorgo também está sendo analisado. O evento, que começou ontem, acontece no Auditório da Superintendência Federal da Agricultura, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte.
 
Fechando a porteira
Será no próximo dia 6 de dezembro (domingo) o Betim Fechando a Porteira 2015, um encontro esportivo que reúne três modalidades diferentes: cavalgada, trilhão de motos e bikes. O evento, que na programação terá 8 shows de cantores da música sertaneja, terá toda a renda revertida para o menino Matheus Oliveira, que tem uma doença grave e que ficou conhecido por emocionar os torcedores no estádio Mineirão ao entrar em campo com jogadores do Cruzeiro. Informações sobre o Betim Fechando a Porteira 2015, pelo telefone: 99734-6361 ou pelo site: forkeet.com/@betimfechandoaporteira
 
Fórum de abastecimento
O novo Fórum Municipal de Abastecimento e Segurança Alimentar de Belo Horizonte (Fomasa), instituído pela prefeitura da cidade por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, tem como presidente o secretário adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional, Marcelo Lana. A Emater-MG, por meio do presidente Amarildo Kalil, também participa do colegiado. Formado por representantes do poder público e de entidades da sociedade civil, o Fomasa será um colegiado político institucional, permanente, consultivo e de assessoramento. O objetivo será assegurar a participação dos agentes de produção e de comercialização de alimentos, na formulação do planejamento e no acompanhamento da execução da política de abastecimento municipal.
 
Técnico em leite e derivados
Terminam no dia 10 de dezembro as inscrições para o exame de seleção para o curso técnico em Leite e Derivados do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT). Estão sendo oferecidas 30 vagas para o primeiro semestre de 2016. Podem concorrer candidatos com o ensino médio completo ou equivalente e ainda os matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio. As provas serão no dia 12 de dezembro (sábado), no ILCT, em Juiz de Fora. As inscrições podem ser feitas pelo site: candidotostes.com.br (onde está o edital completo), na secretaria do ILCT (Rua Tenente Luiz de Freitas, 116 - Santa Terezinha), ou por procuração. O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro. Informações: (32) 3224.5450
 
Os melhores cafés de MG
Os cafés produzidos na região cafeeira conhecida como Matas de Minas foram os vencedores do 12º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Os produtores João da Silva Neto, de Araponga, foi o vencedor na categoria Café Cereja Descascado, e Clayton Monteiro, do Alto Caparaó, na categoria Café Natural, sendo esta a segunda vez que ele vence o concurso. João Silva também ganhou a medalha Sustentabilidade. Os dois vencedores recebem orientação técnica da Emater-MG e participam do Certifica Minas Café. A edição deste ano do concurso teve 1.300 amostras inscritas. Participaram da disputa produtores das quatro regiões cafeeiras do estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.