Por dentro do país da Copa: 10 personalidades russas que todo mundo deve conhecer

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
18/06/2018 às 14:44.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:48
 (Reprodução Wallpapers Free)

(Reprodução Wallpapers Free)

É Rússia para lá, Rússia para cá… Desde a abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira (14), toda a imprensa mundial só fala sobre o país da vodca, balé Bolshoi e matrioskas.

Mas o maior país do mundo em extensão territorial também é especial pelas personalidades especialíssimas que ali nasceram. Alguns deles merecem ser conhecidos em todos os cantos do mundo, pois são referências plenas em suas áreas de atuação.

O Hoje em Dia levantou 10 nomes de personalidades russas que todo mundo merece conhecer melhor, pois são bastante admirados por seus feitos. Confira:

 Fiódor Dostoiévski

Autor dos clássicos “Os Irmãos Karamazov” e “Crime e Castigo”, Fiódor Dostoiévski (1821-1881) é o maior nome da literatura russa. É admirado mundialmente pela profundidade com que tratava a psique dos personagens. Culpa, livre-arbítrio, racionalismo, niilismo e violência. É tido como grande influenciador de filósofos e psicanalistas.

 Liev Tolstói

Nascido em 1828, em uma família aristocrática, Tolstói é conhecido pelos romances “Guerra e Paz” (1869) e “Anna Karenina” (1877). Tornou-se uma dos maiores nomes do romance realista. Após passagem pelo exército e pela Guerra da Crimeia (1853-1856), se tornou um anarquista pacifista, com forte inspiração cristã, influenciando posteriormente Gandhi.

 Yelena Isinbayeva

O maior nome feminino do salto com vara da história do esporte. A bicampeã olímpica, nascida em 1982, já bateu 28 vezes o recorde do salto com vara (em provas indoor e outdoor) e é a atual dona do recorde mundial, com 5,06 metros. Não pôde competir na Olimpíada do Rio por causa da punição que toda a equipe rusa sofreu, após um escândalo de doping.

 Yuri Gagarin

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos. Assim que chegou ao espaço, enviou uma frase que ficou famosa: “A Terra é azul!”

 Lenin

O maior nome político da antiga União Soviética. Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin (1870-1924), foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que foi líder do governo pós-revolucionário de 1917 a 1924. Foi em sua administração que a Rússia (e posteriormente União Soviética) se tornou uma nação socialista.

 Mikhail Gorbachev

Se Lenin entrou para história como o maior nome da construção da república soviética, Gorbachev entrou para a história como o presidente do desmoronamento do sistema comunista. Nascido em 1931, Mikhail Sergueievitch Gorbachev implantou reformas a partir de 1985 no campo político (projeto Glasnost) e no campo econômico (Perestroika). As mudanças deram fim ao poderio do Partido Comunista no país, levando à dissolução da União Soviética, em 1991.

 Maria Sharapova

Linda e talentosa, a tenista de 31 anos é uma das esportistas mais admiradas hoje em todo o mundo. Chegou ao topo do ranking da WTA após vencer competições importantes, como Winbledon. Em 2005, chegou a ser a atleta mais bem paga da história, por conta dos muitos patrocínios e contratos como modelo.YURI KADOBNOV / AFP / N/A

Maria Sharapova ganhou muito dinheiro com publicidade e patrocínios

Serguei Eisenstein

Diretor do clássico “O Encouraçado Potemkin”, Serguei Eisenstein (1898-1948) é o maior nome do cinema russo. Seu talento permitiu um convite para trabalhar nos Estados Unidos, mas não conseguiu decolar em Hollywood. Foi em casa que se destacou fazendo filmes grandiosos e com teor político, como “A Greve”, “Outubro”, “Alexandre Nevski” e “Ivan, o Terrível”.

 Lev Yashin

Este é o maior nome do futebol russo. Lev Ivanovich Yashin (1929 - 1990) era conhecido pela alcunha de Aranha Negra na América do Sul, ou Pantera Negra na Europa, devido ao seu uniforme todo preto. Único goleiro até hoje a ganhar a Bola de Ouro da France Football, prêmio para o melhor jogador da Europa, em 1963. Foi homenageado pela FIFA no jogo-despedida de 1971, recebendo uma medalha de ouro especial, por sua extraordinária contribuição ao esporte.

 Tchaikovsky

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893) é um dos compositores mais importantes da história da música sinfônica no mundo. É autor de três balés que se tornaram as principais referências para a dança clássica em todo o planeta: “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra Nozes”. Se tornou tão popular no século 19, que chegou a receber uma pensão vitalícia concedida pelo imperador Alexandre III.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por