Nesta terça-feira (31), o Brasil celebra os 115 anos de nascimento de um dos mais populares poetas da história do país, Carlos Drummond de Andrade. Várias ações foram planejadas na capital e no interior para celebrar a data. Uma delas é uma imersão ao universo do escritor que será feita no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade) entre terça e sábado (4).

A ação do educativo “Cartas à Olivetti” também propõe a imersão do público ao universo do escritor, sendo cada visitante convidado a sentar e, datilografando em uma máquina Olivetti, dialogar com seus poemas. O museu já conta com uma sala inteiramente dedicada a Carlos Drummond em seu acervo permanente, com apresentação de gravações feitas pelo próprio autor declamando os poemas. Mas agora esses áudios serão mostrados também no lado de fora do museu.

A sala, localizada logo no primeiro piso, ainda reúne manequins confeccionados por Ronaldo Fraga que trazem trechos dos poemas de Drummond, uma instalação com blocos de livros, entre outros elementos. As ações serão realizadas durante o horário de funcionamento do Memorial Vale: terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. E quinta, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. O endereço é Praça da Liberdade, 640, Funcionários, esquina com rua Gonçalves Dias.

Além disso, o governador Fernando Pimentel entregou na manhã desta terça, durante solenidade do Palácio da Liberdade, o I Prêmio Versões de Drummond nas Escolas, concurso instituído para marcar os 115 anos de nascimento do poeta. Alunos da rede estadual de ensino gravaram mais de mil vídeos lendo poemas baseados em crônicas do poeta. Ao todo, cinco alunos foram selecionados para receber os prêmios.

#Drummond115

Vários órgãos estaduais ligados ao Circuito Liberdade se reuniram para a realização do evento #Drummond115, entre segunda (30) e quarta-feira (1º). A maioria das atividades acontecem na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata.

A programação inclui apresentações de teatro, dança, música, leituras, recitais, debates e intervenções artísticas. Um dos destaques é a palestra do jornalista e escritor Humberto Werneck, que vem escrevendo uma biografia do poeta. O evento, com o tema “Drummond e seu Tempo em Belo Horizonte”, acontece às 20h desta terça (31), na Biblioteca Pública Estadual.

Outro destaque é a conferência “O Segundo Drummond”, realizada pelo imortal Antônio Carlos Secchin no encerramento da programação do #Drummond115. O encontro, com o apoio do BDMG Cultural, terá entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, mas sujeito à lotação máxima de 60 pessoas. A conferência acontece às 19h30 de quarta (1º), no auditório Marco Túlio do BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1600).

Leia mais:
Pedro Morais homenageia Carlos Drummond de Andrade no show 'Poema Noturno'
30 anos sem Drummond são lembrados em lançamento de livro