Embora faça parte da história da humanidade, o uso de substâncias alucinógenas continua sendo um tabu na contemporaneidade. É esta a proposta central da 2ª edição do Festival IDEA em Pauta, que acontece nesta sexta-feira, na IDEA Casa de Cultura e na A Autêntica. Explorando a psicoatividade, a programação inclui uma mesa de debate e shows do músico paulista Tatá Aeroplano e da banda mineira Carmen Fem.

O advogado, professor e escritor Mércio Mota, que assume a mediação da discussão, ressalta a urgência da conversa sobre o tema. Para ele, as drogas devem ser uma conversa constante na sociedade. “Precisamos de conhecimento necessário para lidar melhor com essas substâncias, tanto pra o uso quanto para as formas institucionais pelas quais lidamos com elas”, afirma.

O advogado pontua que, embora óticas conservadoras tenham ganhado cada vez mais força nos últimos tempos, essas perspectivas sempre guiaram a compreensão institucional sobre às drogas. “As ações tanto policiais, quanto judiciárias e médicas sempre foram pautadas por um conservadorismo, que significa uma incapacidade de conceber as variáveis históricas culturais e econômicas envolvidas nos contextos de utilização de drogas”, diz ele, citando como exemplo os usos de substâncias lisérgicas em religiões como o Santo Daime ou até mesmo seus usos medicinais e terapêuticos. “Não podemos pautar o olhar para as drogas a partir de uma única utilização, que é a abusiva, que leva à dependência química”, acredita.

Na discussão, o tema também é olhado a partir do viés cultural. Um dos olhares acionado é do músico e compositor paulista Tatá Aeroplano.[TEXTO] “É muito bacana debater isso até para desmistificar, porque existem muitos mitos em relação a psicoatividade. É um bom momento para trocarmos uma ideia melhor à respeito”, ressalta.

Com uma sonoridade permeada pela psicodelia, ele destaca a importância da música nesse contexto. “Ela tem um papel muito libertador, de você provocar, poder mostrar seu pensamento, falar sobre drogas”, afirma. “Eu busco essa liberdade dentro da música e nesse momento que estamos passando, onde a onda conservadora é muito forte, isso é muito importante”, acredita o músico, que adianta: no show fará um passeio pelos seus três discos solo.

Serviço: Festival IDEA Em Pauta: Psicoatividade, debate na IDEA Casa de Cultura ((Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários) com entrada gratuita e shows de Tatá Aeroplano e Carmen Fem na A Autêntica (Rua Alagoas, 1172 – Savassi), com ingressos a R$ 25 (antecipado) e R$ 30 (na porta)

Programação da sexta-feira
19h: Mesa de Debate “Psicoatividade – A experiência lisérgica para além dos tabus”, com Mércio Mota, Tatá Aeroplano, Danielle Vassalo e Cláudio Prado na IDEA Casa de Cultura
22h: Shows de Tatá Aeroplano e Carmen Fem na A Autêntica