Pelo quinto ano consecutivo, Belo Horizonte recebe o Festival do Japão, desta sexta-feira (26) até domingo (28), nos pavilhões I e II do Expominas. O objetivo do evento é a propagação da cultura japonesa, assim como o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países. Vale lembrar que mais de 20 mil pessoas visitaram a feira nas edições anteriores – este ano, são esperadas cerca de 25 mil.

Entre os destaques da nova edição, está a exposição de Washi (um tipo de papel japonês que é utilizado em várias funcionalidades, como convites de casamento, restauração de livros, papel de parede, bolsas, carteiras e até sapatos). O papel foi, inclusive, tombado pela Unesco.

Aliás, a temática este ano será “Arte em Papel”. Além das oficinas, a feira terá concurso de Miss Nikkei e de Cosplay, bem como Praça de Cerâmica (com mostras, oficinas, venda).

Programação
Ao todo, serão três dias repletos de atividades, com shows musicais como taikos, danças típicas japonesas, artes marciais como judô e kendo, a tradicional arte da Cerimônia do Chá, exposição de Ikebana, exposições e workshops de cerâmica, oficinas de arte, além de bazaristas.

Outra área que será oferecida é a culinária japonesa, com pratos como yakishoba, sushi, harumaki, tempura e espetinhos. E, ainda, pratos pouco conhecidos do público mineiro, como o Karé raisu, Udon e Lamen (bem no estilo japones), Okonomiyaki, Takoyaki, Obentou (espécie de marmita) e o doce dorayaki.

Para quem ama mimos japoneses, haverá expositores comercializando produtos e artigos típicos.
Festival do Japão em Minas. sexta (26), das 14 às 22h, sábado (27), das 10 às 22h. Domingo (28), das 10 às 18h. R$ 14 e R$ 7 (meia). Expominas (av. Amazonas, 6.030, Gameleira). Informações: 3657-4811/3657-4813. E, ainda, festivaldojapaominas.com.br