Programa “Alto-Falante” comemora 15 anos com DVD

Raphael Vidigal - Do Hoje em Dia
18/11/2012 às 11:39.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:22
 (Rede Minas/Divulgação)

(Rede Minas/Divulgação)

O programa “Alto-Falante” – comandado pelo apresentador, jornalista e músico nas horas nem tão vagas assim Terence Machado – comemora 15 anos no ar pela Rede Minas e transmissão em âmbito nacional através da TV Brasil com seu primeiro DVD. O lançamento oficial aconteceu no dia 25 do mês passado.

Terence se recorda do início da empreitada de divulgar a música independente no estado: “Ainda vivíamos o auge da indústria fonográfica e não havia avanços tecnológicos tão rápidos e circulação de informação instantânea via internet”.

Além disso, o processo era mais lento e caro – e penoso, no sentido do alcance em menor escala.

No entanto, mesmo com a mudança dos tempos a favor da proliferação de bandas independentes, nem todas resistiram: “Até as coisas começarem a correr nesse outro fluxo, muitas boas bandas ficaram pelo caminho. Hoje, há espaço para bandas com público médio”.

Terence cita duas bandas de conceitos díspares para exemplificar: “Antes, ou você corria para ser o novo ‘Skank’, ou sobrava. Ser ‘Picassos Falsos’ (independente surgida em 1985) seria missão ingrata demais, mesmo com uma qualidade artística e tanto”, considera.

DVD

A expectativa para o DVD é, de acordo com Terence, “que cumpra sua única meta, a de promover bem todos os envolvidos, bandas, o programa e o estúdio Ultra, nosso parceiro”. A realização do sonho começou com a formatação de um quadro no programa, no qual as bandas se apresentavam ao vivo e com uma ótima estrutura.

E a continuidade do projeto também está prevista na agenda do apresentador: “Como temos vários outros registros, alguns que não foram nem exibidos na TV, a ideia é levar a ‘Sessão Alto-Falante’ - mote do projeto - adiante, com o lançamento de outros volumes”. A ideia é produzir no mínimo mais dois DVDs para completar um box com três volumes.

Pioneiro

Sobre o pioneirismo e importância da atração voltada à produção musical marginalizada, Terence Machado enfatiza: “O Alto-Falante foi o primeiro programa da televisão mineira a entrar na programação da TV Cultura, com a ‘missão’ de mostrar, na grade de uma emissora educativa, a boa produção musical que não circula na grande mídia”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por