#POSTHD Conteúdo Patrocinado
 
O melhor lugar para comemorar o aniversário é dentro de casa. E, para o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que completa 20 edições, reverenciar a comida mineira numa data tão importante não é sinônimo de bairrismo ou falta de opções.
 
“O que o mineiro não sabe é que a melhor gastronomia do Brasil e do mundo é a dele. Ela não é só o que você come, mas também o que está em seu entorno. Aqui tem tradição e fartura gastronômica, reforçada pela ‘calorosidade’ do mineiro”, destaca Rodrigo Ferraz, à frente do festival que começa dia 18, na cidade histórica.
 
Nas contas do coordenador, dos chefs aos produtores, passando pelos músicos, o festival desse ano será 98% voltado para a terrinha – os outros 2% entram na cota do Ceará, o Estado convidado. 
 
Ferraz considera que a razão de o mineiro ainda não reconhecer a relevância da culinária local pode estar no fato de vivermos num “país abençoado, em que se plantando tudo dá”. Para ele, aquilo que vem fácil muitas vezes não é valorizado. “Só agora, com a Operação Carne Fraca (grandes empresas do ramo que adulteravam carne para venda nos mercados interno e externo), passamos a ter consciência de que a alimentação é importante”. 
 
Números eloquentes
O festival assinalará a importância econômica da gastronomia para Minas. Os números chamam a atenção: maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo e o segundo com mais produtos com certificado de origem e procedência do país. Tiradentes reflete essa ascensão, figurando entre as melhores cidades de gastronomia do país, segundo o Guia 4 Rodas.
 
A curadoria do evento seguiu três pilares, uma delas de valorização do Campo das Vertentes, região onde está localizada Tiradentes. Porém, todas as regiões mineiras, do Vale do Jequitinhonha à Serra da Mantiqueira, estarão representadas. A música do Estado também estará bem retratada, com nomes como Fernanda Takai, Alda Rezende, Thiago Delegado e Aline Calixto.
 
Serviço: Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 
De 18 a 27 de agosto 
Confira programação em facebook.com/farturabrasil/
 
FESTIVAL1

O coordenador Rodrigo Ferraz selecionou quatro atrações para capacitá-las e divulgá-las nas redes sociai