3º Festival de Inverno de Vilas e Favelas começa nesta terça-feira, no Alto Vera Cruz

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
16/07/2018 às 18:25.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:26
 (Gabiroba Vídeo/Divulgação)

(Gabiroba Vídeo/Divulgação)

É fato que a arte desempenha um papel social transformador. Mas como facilitar o acesso ao conhecimento, rompendo barreiras impostas pela desigualdade? Esse é um dos desafios da Associação Arebeldia, criada pelo rapper Flávio Renegado e pelos produtores culturais Danusa Carvalho e Tomás Dias no Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte.

Um dos principais eventos realizados pela ONG, o Festival de Inverno de Vilas e Favelas chega à sua terceira edição, com atividades que acontecem desta terça-feira (17) até dia 29 de julho, na sede da Arebeldia e na Escola Municipal Israel Pinheiro.

“Os festivais de inverno são uma tradição mineira. Como produtora há mais de 35 anos, eu desconhecia um espaço que fosse voltado para as comunidades neste período, que é justamente quando as crianças estão de férias”, conta Carvalho. “Então, criamos o festival pensando em oferecer atividades para que essas crianças não se envolvessem com coisas negativas, como o crime e as drogas”, completa.

A programação é composta por oficinas, workshops e apresentações, todas gratuitas, voltadas principalmente para o público infantil. “São oficinas de duas, três horas, de diferentes áreas. Gastronomia, produção cultural, dança, grafite, percussão, teatro”, explica Carvalho. “São experiências, pílulas de conhecimento. A ideia é que as pessoas possam ter um primeiro contato com essas atividades, provocando reflexões que possam empoderá-las. Por isso, digo sempre que é um festival de acesso”, sublinha.

Dentre as atividades, Carvalho destaca a oficina de percussão, ministrada pelo músico Robson Batata que, assim como Renegado, é “cria” do Alto Vera Cruz. “Batata trabalha comigo há oito anos. É um percussionista talentoso, toca com o Renegado, com a Aline Calixto. Há três meses ele vem ensinando um grupo de jovens da comunidade, com aulas que agora continuam no festival.

A ideia é que esse grupo seja a base da bateria do Lindo Bloco do Amor”, revela. A produtora defende que o trabalho social é a chave para que BH torne-se uma cidade cada vez mais plural e justa. “Temos que andar no caminho oposto de uma sociedade que não pensa na periferia. Se cada um fizer um pouquinho, conseguimos causar impactos positivos”. 

Carvalho ressalta que toda a equipe envolvida no festival, do planejamento à execução, é voluntária. “Fazemos sem patrocínio ou incentivo algum. Toda a verba investida é minha e do Renegado”, conta, revelando que a ideia é que, no ano que vem, quando a Arebeldia completa uma década de história, o festival aconteça simultaneamente em cinco comunidades da cidade. . 

Serviço: O Festival de Inverno de Vilas e Favelas acontece entre esta terça-feira (17) e dia 29 de julho, na sede da Arebeldia e na Escola Municipal Israel Pinheiro. Programação completa em:http://fb.com/arebeldia
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por