Entre segunda (19) e domingo (25), Belo Horizonte recebe a 4ª edição do DMAIS Design, um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, moda, negócios e inovações. São aproximadamente cem eventos independentes e simultâneos em diversos endereços da cidade.

Uma mostra que promete chamar a atenção do público é a do Edifício Acaiaca (Av. Afonso Pena, 867, 25º andar, Centro), ícone da arquitetura mineira e que este ano completa 70 anos de construção. Com a curadoria do Coletivo P, a mostra apresentará mobiliário, peças e imagens inspiradas no Art Deco e que datam desde a construção do edifício até os dias de hoje. Quem visitar a exposição desfrutará da bela vista do centro de Belo Horizonte e de alguns pontos turísticos, como: Parque Municipal, Praça Sete e Igreja São José. Gratuito e aberto ao público, a visitação acontece nos dias 21 a 23 de junho, de 13h às 19h.

Para os amantes da fotografia, o Escritório de Arte Marcela Bartolomeo (av. Bandeirantes, 31, Sion) apresenta “Resquícios da Memória”, mostra com obras do fotógrafo mineiro Daniel Mansur. As obras representam o olhar do artista instigado pela paisagem singular da região de Epecuén, na Argentina. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h.

Já o Museu de Artes e Ofícios (praça Rui Barbosa, 600, Centro) apresenta a exposição “Cadeiras contam histórias: da marcenaria portuguesa à produção industrial brasileira”. Por lá, o público poderá conferir em quatro salas a evolução dos móveis após as duas grandes guerras mundiais, design modernista e contemporâneo, passando pelo moveis escolares. Com curadoria de João Caixeta, as visitas acontecem terça-feira, das 9h às 21h, quarta a sexta-feira, das 9h às 17h30, e sábado e domingo, das 9h às 17h.

Aplicativo

Quem quiser conferir toda a programação oficial do festival basta fazer o download do aplicativo disponível na App Store e Google Play. Para ajudar o público a se organizar para as diversas atividades, no aplicativo é possível filtrar por interesses como: mostras, instalações, palestras, lançamentos de produtos, workshops, happy hour etc. Ainda há a possibilidade de selecionar por data e região, localizando no mapa e determinado trajetos.

Confira a programação: 

Participante

Ação

A. de Arte

Apresenta no QG do festival, no BH Shopping, uma instalação conceitual que proporciona interatividade com o público. Já na galeria da loja, o visitante pode conferir os últimos lançamentos de luminárias da marca Foscarini, peças do designer inglês Tom Dixon e da designer brasileira Ana Neute.

 

Endereço: Rodovia BR-356, 3049 – Belvedere

ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores

No QG do DMAIS Design, no BH Shopping, no dia 20/6, a partir de 17h, Jaqueline Frauches, diretora regional da ABD, realiza bate-papo sobre regulamentação da profissão do Designer de Interiores. Evento aberto ao público mediante inscrição pelo telefone (31) 3227-5522. Já no dia 21/6, para convidados, a entidade realiza visita guiada pela Designer de Interiores, Deusicléia Horta, ao escritório Viana Advocacia & Voz Comunicação.

 

Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 355, sala 605, Funcionários

Acaiaca

Ícone da arquitetura mineira, que completa 70 anos de construção, promove uma exposição exclusivamente para o festival. A curadoria é do Coletivo P. O visitante pode conferir mobiliário, peças e imagens inspiradas no Art Deco, que datam desde a construção do edifício até os dias de hoje. Data: 21, 22 e 23 de junho. Horário: 13h às 19h.

 

Endereço: Av. Afonso Pena, 867, 25º andar, Centro

AD&D - Arte Decoração & Design

Apresentando o design na arte e decoração, a loja, além de apresentar sua coleção 2017 de papel de parede, fará um bate-papo no dia 21/6, às 14h com Aroldo Alencar e Mari Capeletti sobre “Abordando tendências, cores e especificações”.  Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail. Para um público restrito, o artista plástico Fernando Pacheco fará pintura de tela ao vivo. Tudo ao som do pianista Wolfgans Hormes.

 

Endereço: Rua Alvarenga Peixoto, 530, Lourdes

América Móveis

 

 

Para a semana, a marca que investe no design autoral, apresenta coleção assinada por Arthur Casas e Zanini de Zanine, nomes de peso do design nacional. No dia 22de junho, haverá um evento de lançamento com a presença de Zanini.

 

Endereço: Avenida do Contorno, 6.413, Savassi

ARCA Clube

 

Segunda (19/6), às 15h, workshop gratuito de arranjos, mediante inscrição. Terça (20/6), 10h às 19h, exposição de produtos e mobiliários MAD e Woodland Design, ambos mineiros e que possuem uma ligação direta com a madeira em seus trabalhos. Já às 17h, workshop sobre marcenaria e processos de montagem de um produto. Vagas limitadas, interessados devem se inscrever pelo telefone da loja. Quarta (21/6), às 8h, bate-papo sobre “O Design aplicado aos negócios”. Evento gratuito mediante inscrição pelo Sympla. Quinta (22/6), o público é convidado a uma imersão sensorial, rodeada por madeiras especiais. Sexta (23/6), às 16h, é dia de “Aconchego e lifestyle”, com Amanda Monteiro (Havah e Contém Bolo).

 

Endereço: Rua Orenoco, 137, Loja 4, Carmo

Arca Conceito

A loja apresenta em seu novo espaço a nova coleção do designer mineiro Fernando

Sá Motta e as criações da marca Barral & Lamounier. Já no dia 23 a partir das 9h30, a loja recebe Henrique Butzke, Diretor Comercial & Marketing da Butzke, pra falar sobre Mídias Sociais e Digital Trends.

 

Endereço: Rua Rio Verde, 281, Carmo Sion

BH Shopping

 

Na edição 2017, o mall irá abrigar o QG do festival. O local será ponto de encontro e de informação sobre os acontecimentos do DMAIS. Com projeto desenvolvido pelo Coletivo P, o visitante poderá conferir as macrotendências do morar por meio de cubos cenográficos. Integram a programação do espaço, palestras, workshops e consultorias gratuitas. Inscrições pelo – conciergebhs@bhshopping.com.br. Mais informações podem ser conferidas no site www.dmaisdesign.com.br.

Palestras

-  Dia 20 /12h – Nespresso – A descoberta do café: da Planta a xícara.

            17h - Carla Pimentel - Paisagismo e plantas preservadas.

            19h30 - Rodrigo Cezário – Cultura Design e Moda – “A força da identidade mineira”.

 

-  Dia 21 /  12h – Nespresso – A descobera do café: Da Planta a xícara.

              17h – Tami Halabi – Talk Show – Moda e Design.

              19h30 – Manoel Bernardes – “O futuro do design brasileiro de joias”.

 

-  Dia 22 / 17h – Natália Dornellas – NDTalk – “Presença digital – Quem é você na Web?”.

            19h30 – Jaqueline Frauches – Regulamentação da profissão - Designer de Interiores.

-  Dia 24 / Consultoria gratuita de decoração. De 14h às 18h.

-  Dia 25 / Consultoria gratuita de decoração. De 14h às 18h.

 

Endereço: Rodovia BR356, 3049, Belvedere

Casa Leopoldina

 

Propõe um encontro de produtores locais que desenvolvem a arte, em uma espécie de feira de design autoral.

 

Endereço: Rua Leopoldina, 357, Santo Antônio

Centro Brasil Design

 

O Centro Brasil Design, criado em 1999, tem o objetivo de fomentar a cultura do design no Brasil ao inspirar, informar e conectar as partes interessadas por meio de projetos e programas que impactam positivamente os negócios. No DMAIS Design, a instituição realiza um bate-papo com grandes nomes que já conquistaram o maior prêmio de design mundial, o iF DESIGN AWARD, como Gustavo Greco, Cris Menezes, Agência Oeste, Doimo Brasil e FIAT. Em seguida, uma mesa redonda será proposta para discussão da importância da conquista de um reconhecimento internacional, que terá como mediadora Juliana Buso, coordenadora do Centro Brasil Design e representante do prêmio no Brasil. Evento gratuito. Inscrições pelo link: juliana@cbd.org.br.

 

Endereço: Rua Orenoco, 137, loja 04, Carmo

Centro Universitario Metodista Izabela Hendrix

Os cursos de Urbanismo e Design de Interiores e Arquitetura do Izabela Hendrix apresentam exposição de mobiliário infantil interativo e uma regata de barcos de papelão e cola branca. A mostra pode ser visitada no hall do prédio 2 do Centro Universitário. Já a regata, última etapa de um projeto de estudo dos alunos, acontece no dia 24 de junho, às 10h, na piscina da instituição de ensino.

 

Endereço: Rua da Bahia, 2020, Lourdes

Coven

 

Durante o DMAIS Design, a Coven ressalta sua relação com a arte inaugurando um mural de grafite na fachada de sua loja em Belo Horizonte. A marca realiza um evento especial para comemorar a ação no dia 21/6.

 

Endereço: Rua São Paulo, 2159, Lourdes

CP Gardens

 

Apresenta ao público exposição com obras da escultora brasileira Christina Motta, responsável pelas esculturas ‘Os Três Pescadores’ e ‘Brigitte Bardot’, na Praia da Armação, em Búzios (RJ).  A loja, focada em paisagismo, apresentará também uma grande novidade ao mercado, o lançamento das Plantas Preservadas. As plantas naturais passam por um processo químico que possibilita sua aparência mais vistosa por muitos anos, sem a necessidade de água, ar e sol. Já no dia 24/6, haverá um open-house durante o horário de funcionamento da loja.

 

Endereço: Alameda Oscar Niemeyer, 1033, loja 06, Vila da Serra

Grupo Decor Ação

 

O grupo, formado por 24 designers de interiores, arrecadou obras de renomados artistas mineiros para serem expostas no dia 21/6, a partir de 16h, na mostra Modernos Eternos, um dos eventos âncoras do DMAIS. Os artistas vão comandar um bate-papo sobre “Arte, design e comportamento” nessa tarde. No encerramento do evento, as obras serão leiloadas para uma instituição carente, a partir da revitalização do prédio dessa entidade ainda a ser escolhida.

Donatelli

 

Com inspiração na natureza, a Donatelli apresenta sua nova estampa de folhagens durante os dias do DMAIS. A fachada e a calçada da loja também irão receber uma intervenção a fim de impactar o público.

 

Endereço: Rua São Paulo, 1895, Lourdes

Espaço 670

 

Apresenta o mobiliário autoral de dois jovens designers mineiros, André Ferri e Ricardo Rangel. A mostra ‘Divergente Convergente’ se deve ao fato de, mesmo com diferentes processos criativos, ambos chegam a um resultado semelhante em suas peças. André faz protótipos com as próprias mãos; Ricardo modela em computador e executa miniaturas em impressora 3D.

 

Endereço: Rua do Ouro, 670, Serra

Fósforo Cenografia

 

Para entrar no clima da semana mineira de design, a Fósforo Cenografia convida os visitantes a conhecerem seu novo espaço de experimentações, no dia 22 de junho, às 19h30.

 

Endereço: Avenida Belém, 220, Pompéia

Guaja

 

Vai apresentar peças de design que farão parte do acervo da marca desenvolvida por eles, a Rosaguaja. O pré-lançamento desta coleção será no dia 21, às 19h.

 

Endereço: Avenida Afonso Pena, 2881, Funcionários

Hardy Design

 

A Hardy Design abre as portas de seu escritório, uma bela casa no bairro Santo Antônio, no dia 21 de junho, para falar sobre “O branding na arquitetura e design de interiores”. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail:cynthia@hardydesign.com.br.

 

Endereço: Rua Rau Pompéia, 225

Hunter Douglas

 

Em folha de papel ou em guardanapos, o arquiteto José Ricardo Basiches registrou o seu cotidiano, incluindo paisagens urbanas, lugares visitados, rascunhos e ideias de projetos. Esses registros se transformaram na exposição “Por onde Andei...”, que pode ser visitada pelo público na semana de design mineira.

 

Endereço: BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049 – Belvedere)

Impact Hub

 

Segunda - Opening House aberto ao público mediante inscrição pelo Sympla. O encontro é uma oportunidade para conhecer o coworking.

Terça - oficina gratuita sobre “Arteterapia: o processo criativo e autoconhecimento”;

Quarta – É dia do “Fuck Up Nigth”, movimento global que teve início em 2012, no México, e reúne pessoas para compartilhar histórias de empresas, negócios ou projetos que fracassaram. Entrada 25 reais.

Quinta - Workshop sobre “Azulejos com reaproveitamento de gesso”;

Sexta – almoço para convidados;

Sábado – lançamento da primeira linha PET de design sustentável do Estado, a “Tobias, o Tal”.

 

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1492 – 2º andar, Savassi

Jardin

 

A marca apresenta uma instalação assinada pelos arquitetos Ana Bahia, Felipe Soares e Sarah James. Já no sábado, dia 24 de junho, promove um mercado de moda apresentando criações de vários designers mineiros. 

 

Endereço: Rua Lavras, 92, São Pedro

Lider Interiores

 

Através de duas vitrines especiais (Loja Ponteio/ loja Sion), a marca apresenta em primeira mão alguns lançamentos de 2018 assinados por Bruno Faucz, Eduardo Baroni, Nada Se Leva, Alva Design e Plataforma Quatro. Os designers uniram-se para revelar o pensamento por trás da criação das peças e evidenciar a identidade e os atributos da empresa. No dia 20, às 13h30 acontece bate papo com os designers na loja do Sion.

 

Endereço: Rodovia BR 356, 2.500, Santa Lúcia

               Rua Grão Mogol, 678 – Sion

Linea D'oro

 

A marca irá apresentar, no dia 22 de junho, a coleção de peças de um dos mais promissores designers brasileiros, o carioca Brunno Jahara. O trabalho possui forte influência do Brasil, como a natureza e sua cultura. Jahara é atualmente um dos designers brasileiros de maior ascensão internacional. Acabou de lançar suas coleções em Milão, Paris e Lisboa.

 

Endereço: Rua Tome de Souza, 552, Savassi

Manoel Bernardes

 

A joalheria, em parceria com shopping Pátio Savassi, realiza uma exposição de joias premiadas em concursos IBGM e Anglogold Ashanti. O objetivo é que o público possa perceber a importância do design para as joias.

 

Endereço: Avenida do Contorno, 6061, São Pedro – 3° piso

Marcela Bartolomeu Escritório de Arte

 

As obras do fotografo mineiro Daniel Mansur são destaques da mostra "Resquícios da Memória" na galeria Pop UP do Escritório de Arte Marcela Bartolomeo. Com entrada gratuita, a exposição apresenta fotografias inéditas que retratam os enigmáticos cenários de Epecuén, na Argentina.

 

Endereço: Avenida Bandeirantes, 31, Sion

Micheliny Martins

Lançamentos dos designers paulistas Sérgio e Jack Faher durante a semana de design mineira. No dia 23 de junho, a marca realiza um pocket show com o designer, que tem uma banda. Evento para convidados.

 

Endereço: Rua Turibaté, 71, Sion

Modernos Eternos BH

 

A programação do festival contará com eventos âncora. Um deles é a 2ª edição da mostra Modernos Eternos, que contará com 20 ambientes assinados por escritórios de arquitetura e design de interiores de Belo Horizonte. O objetivo é criar uma experiência única, no qual o visitante passeia por uma galeria de arte, exposição contemporânea com suas 'instalações', ou mesmo um museu com ambientes conceitos.

 

Endereço: Rua Sebastião Dayrell de Lima, 80, Mangabeiras (antigo Clube dos Caçadores)

Museu de Artes e Ofícios

Com curadoria de João Caixeta o MAO recebe a exposição de cadeiras que retratam desde a marcenaria portuguesa até a produção industrial brasileira.

Sala 01 | Da Marcenaria Portuguesa - Com a descoberta do Brasil, veio também o mobiliário necessário para esta nova colônia. Trouxeram junto, a arte e a expertise dos portugueses na Marcenaria.

Sala 02 | Cadeira de Fábrica - Esta sala estabelece uma compreensão da indústria do móvel no Brasil que se modernizara após as duas grandes guerras mundiais.

Sala 03 | Do Desenho Modernista ao Contemporâneo - O acervo para esta sala apresenta peças impares de Designers Modernistas indo de encontro aos Contemporâneos, apresentando a força, qualidade e competência do Design Industrial Brasileiro de Móveis.

Sala 04 | Lembrança Escolar - No banco da escola descobrimos um mundo novo, cercado de novas descobertas e encantamentos. Nesta sala a proposta é a interatividade: mesa composta para se assentar e tirar uma foto em um cenário que remonta as velhas fotos escolares reveladoras de um passado feliz.

 

Local: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte

Papilio Tapetes

 

Realiza uma exposição de tapetes com materiais variados no BH Shopping. O objetivo da mostra é apresentar a infinidade de customização em tapeçaria oferecida pela marca.

 

Endereço: BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049, Belvedere)

Pátio Savassi

 

O Shopping Pátio Savassi participa do DMAIS Design com duas exposições. A primeira, em parceria com a joalheria Manoel Bernardes, será de joias premiadas em concursos IBGM e Anglogold Ashanti. A segunda, com curadoria das designers Valéria Junqueira e Gabriela Junqueira, será uma mostra de mobiliário premiado de designers brasileiros da atualidade. Destaque para peças de Ronald Sasson e Irmãos Campana.

 

Endereço: Avenida Contorno, 6061, São Pedro – 3° piso

Ponteio Lar shopping

 

No dia 20 de junho, às 10h, no cinema do mall, o público pode participar de uma palestra que vai debater sobre processo criativo. Os convidados são o arquiteto Fernando Maculan, o designer carioca Brunno Jahara e as diretoras da Hardy Design, Cynthia Massote e Mariana Hardy. A palestra é gratuita e a inscrição pelo telefone (31) 3503-2500. Durante a semana, o visitante também pode conferir uma exposição de design autoral, com peças criadas por expressivos designers mineiros. Dentre eles: Olavo Machado Neto, Isabela Vecci, Estúdio Iludi

 

Endereço: Rodovia BR356, 2500, Santa Lúcia

Prodomo Design

 

Apresenta ao público seus lançamentos assinados pelos designers Paula Maximo, Sergio Máximo e Gracia Mendes.

 

Endereço: Rua Rainha Elizabeth 77, Jardim Canadá

Quality Decorações

Uma instalação de cadeiras do design Carlos Motta é a atração da loja. A ação marca o lançamento das cadeiras de área externa e a Quality ainda fará um concurso cultural em suas redes sociais para um sorteio de uma das peças.

 

Endereço: Rua Bárbara Heliodora, 88, Lourdes

Sandra e Marcio

 

A exposição com obras do artista baiano Osmundo Teixeira Junior será a atração da loja. Reconhecido como um dos renomados ceramistas do país, Osmundo representa em suas peças o mais autêntico sincretismo religioso da Bahia.

 

Endereço: Rua Passa Tempo, 477, Sion

Sol&Ar

 

Promove um ciclo de palestras, na manhã do dia 23 de junho, com especialistas do segmento de serviços e produtos para áreas de lazer. Uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos e aprender novas técnicas, além de conhecer a loja.

 

Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo, 1290, Sion

Suka Braga

 

O atelier promove, no dia 22/6, a conferência “A estetização do cotidiano e as aproximações entre a arte, o design e a moda”, ministrada Angélica Adverse, Mestre em Artes Visuais. Em seguida, haverá um bate-papo com o tema: “Performance: o perfume mais perfeito”, reunindo Angélica Adverse, o estilista Leopoldo Gurgel e a designer Suka Braga. Para fechar a noite será lançada a coleção “Objetos e Concretos/Tapeçaria e Acessórios”.

 

Endereço: Rua Ramalhete, 611, Serra

Templuz

 

A Templuz apresenta uma instalação com o objetivo de propor reflexão sobre o conceito de upcycling, que é bem diferente de reciclagem. Upcycling consiste na reutilização de materiais em seu estado original. O que os designers precisam aprender para se tornarem melhores empresários? O que está dando certo? Como otimizar a relação entre a identidade do escritório e seu posicionamento para o mercado? Essas e outras perguntas serão abordadas em um bate-papo com Samira de Carvalho e Renato Lana, analistas do SEBRAE MG, no dia 21 de junho às 9h.

 

Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, Sion

Tom Sobre Tom

 

A loja realizará um bate-papo, no dia 20 de junho, com os especialistas Waldick Jatobá, Lili Tedde e Jader Almeida, que se reúnem para debater com os participantes do festival os novos paradigmas e diretrizes do design autoral brasileiro.

 

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2120, Lourdes

Versão Brasileira Áudio, Vídeo e Automação

Atuando com que existe de mais inovador em áudio, vídeo e automação, a Versão Brasileira realiza no dia 21 de junho, às 16h30, sessão gratuita de cinema com filme ligado à temática do design. As inscrições devem ser feitas pelo telefone da loja.

 

Endereço: Rua Bernardo Mascarenhas, 45, Cidade Jardim