8 filmes e séries para aprender sobre o universo transexual na Netflix

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
31/07/2017 às 15:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:50

No momento em que a transexualidade é retratada na novela “A Força do Querer”, da Globo, e um clipe da travesti Pablo Vittar com Anitta alcança 15 milhões de visualizações em apenas 24 horas (veja o vídeo “Sua Cara” aqui), o público brasileiro fica ainda mais curioso sobre o universo trans. A Netflix pode ser uma rica fonte de informações para quem deseja saber mais sobre o assunto.

Há desde seriados com personagens transgêneros (como “Sense 8” e “Orange is the New Black”), como filmes de ficção e documentários que abordam a temática de diferentes formas – transexuais, transgêneros, travestis, drag queens.

Confira oito produções disponíveis na plataforma de conteúdo audiovisual que vão ajudar a compreender melhor a complexidade do tema:

Laerte-se

Esse documentário original da Netflix retrata a história da cartunista Laerte, que revelou a sua transexualidade aos 57 anos. A direção é da jornalista Eliane Brum.

 Sense 8

Um dos produtos mais marcantes da Netflix (e um dos mais caros), a série “Sense 8” foi criada pelos irmãos Andy e Lana Wachowski (os mesmos da trilogia “Matrix”). Só que Lana antes era Larry e fez questão de criar uma personagem trans para a trama: Nomi, vivida pela atriz também trans Jamie Clayton. E tem outro diferencial: Nomi gosta de meninas, mostrando que transexualidade e orientação sexual são coisas bem diferentes.

 Orange is the New Black

A série se passa em uma prisão e a personagem Sophia Burset é interpretada pela atriz transexual Laverne Cox. Por sinal, a atriz recebeu uma indicação ao Emmy Awards na categoria Melhor Atriz Convidada numa Série de Comédia.

 Tudo sobre Minha Mãe

Neste belíssimo longa de Pedro Almodóvar de 1999, uma mulher perde o filho querido e decide ir a Barcelona para dar a notícia ao pai do rapaz. Só não sabia que ele havia mudado de gênero.

 Albert Nobbs

Indicado para três Oscar, o filme conta a história de uma mulher que se veste como um homem e trabalha como garçom por 30 anos. Destaque para a atuação de Glenn Close.

 Paris is Burning

Documentário de 1980 premiado em Sundance sobre as drag queens do bairro do Harlem, em Nova York, naquele período. Um retrato da luta por sobrevivência.

 Crescendo como Coy

Neste filme de 2016, cineastas acompanham a batalha pública de uma família do Colorado pelos direitos de sua filha transgênero, Coy, num caso marcante de direitos civis.

 RuPaul's Drag Race

Reality show comandado pela drag mais famosa dos Estados Unidos há sete anos. Trata-se de uma disputa entre drag queens que causa muito burburinho em terras americanas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por