9ª Sinfonia abrirá a temporada de concertos da Fundação Clóvis Salgado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/02/2017 às 18:19.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:38

A programação de concertos da Fundação Clóvis Salgado em 2017 terá início com uma das obras mais famosas da música clássica. A 9ª Sinfonia de Beethoven será interpretada pela Orquestra Sinfônica (OSMG) e o Coral Lírico de Minas Gerais nos dias 20 e 21 defevereiro, às 20h30, no Grande Palácio do Teatro das Artes.

A regência será do maestro titular da orquestra, Silvio Viegas, e contará com a participação de solistas convidados, como a soprano paulistana Camila Titinger, a mezzosoprano vencedora do V Concurso Jovens Solistas da OSMG Deborah Burgarelli, o tenor Matheus Pompeu e o baixo Savio Sperandio.

O programa será composto pelos movimentos Allegro ma non troppo, un poco majestoso; Molto vivace; Adagio molto cantabile, andante moderato; e Finale: Presto.

9ª Sinfonia

A 9ª Sinfonia foi a última sinfonia completa de Ludwig Van Beethoven e ele precisou de sete anos para conseguir terminá-la. Encomendada em 1817, a obra foi escrita quando o compositor já estava completamente surdo e reflete um momento de aceitação do autor, que foi capaz de inspirar uma mensagem de paz e fraternidade.

Hoje reconhecida como uma das mais belas composições do mundo, a 9ª representou uma transformação na música Sinfônica ao inserir um coro. No quarto movimento, Beethoven adicionou um trecho cantado, o poema Ode à Alegria, de Friedrich von Schiller. A obra é ainda considerada uma das primeiras composições do período Romântico. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por