A bossa nova que mora dentro de Verônica Sabino

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
14/12/2015 às 07:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19
 (Monica Martins/Divulgação)

(Monica Martins/Divulgação)

Em 2013, Verônica Sabino desenvolveu o show “Bossa, Balanço e Balada”, que percorreu sete cidades em Minas. Quando chegou ao final do percurso feito no Estado em que nasceu seu pai, o escritor Fernando Sabino, viu que deveria registrar a apresentação. O show no Cultural Bar, em Juiz de Fora, foi gravado e transformado no DVD “Esse Meu Olhar” (Canal Brasil/ MP,B Discos/Som Livre), que só agora chega ao mercado.

A obra passa por canções marcantes da década de 60, especialmente as ligadas à Bossa Nova. Todas com o “olhar” da cantora carioca. Aqui estão “Chega de Saudade”, “Garota de Ipanema”, “Insensatez” e outras.

A intenção inicial da artista era promover uma homenagem à gravadora Elenco, que de 1963 a 1966 lançou discos importantíssimos de Sylvia Telles, Sergio Mendes, Nara Leão e outros.

“Mas no decorrer do processo, entre papos e canções fui me dando conta de que o que estava se formatando era mais abrangente, era o meu caminho de influencias e admirações, o chão onde piso para ser no presente, a artista que sou. Rolou uma bifurcação no caminho, e peguei a via que levava a um encontro comigo mesma”, conta Verônica Sabino.

A cantora revive canções que já foram gravadas e regravadas inúmeras vezes, mas faz questão de deixar claro que a abordagem é contemporânea. Especialmente na forma com que ela combina as canções e citações. “Garota de Ipanema”, por exemplo, ganha uma referência a “Garota Nacional”, um sucesso dos anos 90. “Cada canção é uma viagem para mim, trago todas para meu universo particular, que é contemporâneo mas que carrega a mesma poesia”.

Parceiros

O DVD conta com a participação de Roberto Menescal (em “O Barquinho”, “Samba de Verão” e “Este Seu Olhar”) e de Milton Nascimento (em “Nada Será como Antes”).

A direção artística ficou nas mãos de Stella Miranda – a Dona Álvara Miranda do programa “Toma Lá, Dá Cá”. A escolha se deu no momento em que Verônica se apaixonou pelo espetáculo “Miranda! Miranda!”.

“Stella foi abrindo portas de entendimentos e possibilidades, e juntos, eu Menescal e Stella, formamos um trio da pesada. Quando entramos em processo criativo, precisamos de asas, mas também de algum limite, pois são tantas possibilidades”.

- Além do show com 12 faixas, o DVD “Esse Meu Olhar” traz ainda making of com cenas da turnê que passou por sete cidades, com início em Ouro Preto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por