Como sobreviver com dignidade depois de ser atingido por uma tragédia avassaladora? Essa é uma das instigantes perguntas que norteiam “Nightvodka”, nova montagem dos mineiros do Armatrux. O espetáculo, que marca os dez anos da parceria entre o grupo e o diretor Eid Ribeiro, estreia nesta quinta-feira (26), no CCBB-BH.

Livremente inspirada no livro “Vozes de Tchernóbil”, da escritora ucraniana Svetlana Aleksiévitch, “Nightvodka” parte dos relatos de sobreviventes da tragédia nuclear para criar uma metáfora filosófica e existencial sobre os tempos atuais. “Cada ator trabalhou vários relatos do livro para dar embasamento às personas que incorporam e seus estados psicológico e físicos”, explica a atriz Tina Dias, que contracena com os colegas Cristiano Araújo, Eduardo Machado e Raquel Pedras.

“O espetáculo não trata a história de forma linear Partimos do acidente para refletir sobre o quanto somos vulneráveis a tragédias que podem mudar nossas vidas”, continua Dias, pontuando que, durante o processo, os artistas do Armatrux lembraram-se recorrentemente da tragédia de Mariana. “Deixamos aberta ao espectador a interpretação sobre esse lugar do abandono e da reconstrução”, completa a atriz.

Com coreografia do bailarino Mário Nascimento e cenário de Marco Paulo Rolla, a peça traz um olhar sobre a produção cultural da antiga União Soviética – sua música, poesia e artes visuais. “Estudamos muito a cultura soviética, principalmente a música e a fonética da língua russa, já que cantamos e tocamos ao vivo. Os objetos cênicos, característica forte do Armatrux, também são muito presentes”, conta Dias, atriz do grupo há 21 anos. 

“Nightvodka” marca, ainda, os dez anos da frutífera parceria com Eid Ribeiro, que junto ao Armatrux deu cria a espetáculos de sucesso como “No Pirex” (2010) e “Thácht” (2014). “O Eid é genial. Um diretor contemporâneo, instigado e generoso. Ele fortaleceu muito a linguagem e a estética do grupo nesses dez anos de amadurecimento artístico. Hoje, as pessoas reconhecem a assinatura do Armatrux”, finaliza Tina Dias. 

Serviço: Armatrux estreoa “Nightvodka”. Quinta-feira (26), às 20h, no CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A temporada vai até dia 20 de novembro, de quinta a segunda, sempre às 20h.