Ceramista alemão recebe o performático Paulo Nazareth no Sesc Palladium

Elemara Duarte - Hoje em Dia
21/01/2016 às 08:16.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:06
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

O artista plástico e ceramista Benedikt Wiertz recebe nesta quinta (21) o “reinventor da performance”, Paulo Nazareth, para apresentar “Al2O3 - 3H2O norte sul este oeste”. A diferente construção é o nome de uma performance dentro da exposição “Cru e Transitório”, em cartaz na Galeria de Arte GTO, do Sesc Palladium. Para o visitante que gosta de arte contemporânea, o evento propõe uma curiosa interação entre os artistas que também são sócios em um empreendimento em Brumadinho.

A ação apresentada nesta noite vai utilizar argila, restos vegetais de seu processamento e registros fotográficos recolhidos por Benedikt e Nazareth durante andanças pela Grande BH.

“Fizemos viagens por alguns pontos próximos da capital, onde a gente vai ao encontro destas argilas”. Daí a explicação para o título da performance. “Esses pontos são os da rosa dos ventos”, acrescenta Paulo Nazareth, performer mineiro, natural de Governador Valadares, mas radicado em Santa Luzia.

O artista alemão, que vive no Brasil, tem o registro fotográfico de todos os lugares por onde eles passaram em busca de argilas de texturas e tons diferenciados. O itinerário da dupla contemplou Quilombo do Mato do Tição, em Jaboticatubas; Pinhões, em Santa Luzia; Chácaras e Suzana, povoados em Brumadinho; área rural de Ribeirão das Neves, entre outras regiões.

Conflito de gerações?

“Ben”, tem 60 anos; Nazareth, 38. Há embate ideológico, ou mesmo, de experiências? “Não, a gente se entende bem”, garante o alemão. Na apresentação desta quinta (21), dizem, não haverá roteiro nem uma listinha de gestos ou falas a serem mostradas diante do público.

O que há de certo são as argilas de diversas procedências. Elas serão manipuladas. A sua presença, leitor artístico, é que vai testemunhar, em primeira mão, o que vai derivar disso.

Isto é performance, iniciativa usada muito comumente na arte contemporânea. “E de onde vem esta palavra ‘performance’, é alemão?”, pergunta Nazareth para Ben. “Em alemão se usa ‘aktion’”, explica.

Nazareth é um artista andarilho. Ele foi a pé e de carona de Belo Horizonte aos Estados Unidos. Por essas e outras, ganhou aplausos da crítica de arte de grandes centros urbanos. Esta caminhada específica, por exemplo, foi vista como “a reinvenção da performance” pelo curador islandês Gunnar Kvaran.

Cozinha, forno e pocilga

E o empreendimento “artístico-suíno-gourmet” em Brumadinho? “Inhotim que se cuide”, brinca Benedikt. O sítio, adquirido no fim do ano passado, batizado como “Xakra”, fica na região de Chácaras, na mesma cidade onde está o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

Mas cada coisa no seu lugar. Nazareth diz que vai criar porcos no local e que esta iniciativa vai fazer parte de uma de suas criações. Já Benedikt pretende construir um ateliê no sítio. Também está na sociedade a performer e cozinheira Joseane Jorge, da dupla Cozinha Kombinada. Joseane participou de performance no “Cru e Transitório”.

"É do outro lado dos condomínios. É mais tranquilo. É roça. Tinha uma casinha lá, era de adobe, mas caiu. Tem a ruína, mas a gente vai restaurar”, lembra o mineiro, ainda com o passaporte no bolso, e recém-chegado da América do Norte, com passagem pelo México. Acima do Equador, o artista foi trabalhar e “buscar sementes”. “Cheguei de madrugada”, comentou.

Nazareth tem um “barrão” (porco reprodutor) no bairro Palmital, em Santa Luzia. “Ele se chama Ailton. Eu queria trazê-lo para participar da exposição, mas ele pode fazer muita confusão, ele fuça, pode jogar esta parede de barro no chão (uma das peças no espaço)”, justifica.

Além disso, a equipe temeu que alguma sociedade protetora dos animais dissesse que Nazareth estivesse “escravizando” o animal e ainda com apoio da galeria. Enfim... Eram ideias.

“Xakra”, o nome do sítio dos artistas, vem de “Chácaras”, nome da região, mas também de ‘chakras’, nome dos centros de energia entre o espírito e o corpo. A palavra é do sânscrito e significa “roda de luz”

SERVIÇO
Exposição “Cru e Transitório”, até 31 /1, na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro). De terça a domingo, das 9h às 21h. Abertura nesta quinta-feira (21), às 19h, Benedikt Wiertz recebe Paulo Nazareth para a performance “Al2O3 - 3H2O norte sul este oeste”. Dia 23/1, às 16h, Benedikt faz a performance “Peça a Peça”. Entrada gratuita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por