Artistas celebram a música de Marku Ribas no Granfinos

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
18/05/2013 às 20:43.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:48

Domingo (19), Marku Ribas completaria 66 anos de vida. Essa foi a data escolhida para a realização de uma celebração em torno do artista mineiro, que morreu dia 6 de abril passado. O Granfinos recebe o tributo “Zamba Zen”, que irá reunir dezenas de artistas locais e outros de destaque nacional – Ed Motta, BNegão e BiD.

Além disso, haverá o lançamento do box comemorativo “Marku 50”, com dois CDs inéditos – “Batuki”, gravado ao vivo na França em 1970, e “Parda Pele”, também gravado ao vivo em Lavras Novas – e o DVD “Atavu”, que apresenta cenas e entrevistas feitas ao longo de 12 anos.

Tanto o show quanto o lançamento da caixa (projeto desenvolvido por aproximadamente um ano) já estavam programados antes do falecimento do artista. “Foi o próprio Marku quem decidiu como seria o show. Foi ele quem sugeriu os nomes dos convidados”, explica a filha do artista, a atriz Lira Ribas. “Já temos em mente outros eventos para celebrar a música dele”.

Base

Marku quis que o show tivesse três bandas como base: Iconili, banda mineira de forte influência do afrobeat; Black Sonora, grupo local que sempre reverenciou Marku Ribas; e 4Loas, formado pelos três amigos que participaram de seu último álbum (Ezequiel Lima no baixo, Neném na bateria e Fabinho Gonçalves na guitarra).

Todos que vão subir ao palco trabalharam com Marku em algum momento de suas carreiras ou sempre falaram publicamente sobre a influência recebida do trabalho de Marku. Além de Ed Motta e BNegão, sobem ao palco Marcelo Veronez, Alexandre Massau, o sobrinho Amoy Ribas e a filha Júlia Ribas. Lenis Rino faz a discotecagem.

Lira acredita que há um público a ser conquistado para a produção musical de Marku. “Já está acontecendo. Pessoas que não o conheciam pararam para prestar atenção ao ver depoimentos afetuosos de pessoas famosas sobre ele, como Ed Motta. A pessoa morreu, mas o artista continua vivo”.

“Zamba Ben” no Granfinos (av. Brasil, 326). Domingo, às 19h. R$ 30. Sessões comentadas de “Atavu” no Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420). Amanhã, às 15h, e dia 22, às 19h. Gratuito. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por