Best-seller alemão traz novo olhar sobre loucura

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
25/06/2016 às 13:48.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:03
 (Peter Rigaud/divulgação)

(Peter Rigaud/divulgação)

O mercado literário tem muitos romances que, de alguma forma, abordam a loucura ou os hospitais psiquiátricos, especialmente aqueles que trazem uma denúncia cara ao movimento de luta antimanicomial. Mas o livro “Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi – A Loucura Está do Lado de Dentro ou de Fora?” (Valentina), best-seller alemão escrito por Joachim Meyerhoff, traz uma perspectiva bem diferente.

No livro, o autor conta, em primeira pessoa, a história de um garoto que morou em um hospital psiquiátrico em que seu pai era diretor. Meyerhoff apresenta um olhar infantil sobre aquele ambiente, por vezes engraçado e, em outros momentos, bastante emocionado.

Como o personagem é uma criança, o autor pôde se valer de uma linguagem extremamente simples e com toda inocência típica de uma criança de 7 ou 8 anos – sem deixar de lado uma boa dose de ironia.

Estranheza

Não se assuste com o título longo ou fora dos padrões. Trata-se de um livro que tende a ter sucesso em outros países assim como foi na Alemanha, onde foram vendidos 300 mil exemplares desde 2013. Já foi traduzido para dez línguas e finalista em alguns dos principais prêmios literários alemães.

Joachim narra a história de um garoto que vive em uma família extremamente feliz, liderada por um pai que sabe tirar o melhor dos filhos e inseri-los harmonicamente no ambiente do hospital, mas que tem enorme dificuldade em se adaptar ao mundo externo, com as instituições que possuem outros padrões de convivência.

Aqui estão descrições de pacientes que enchem o coração do leitor de compaixão, mas este não é o objetivo do escritor. Ao fazerem parte da vida do garoto e serem apresentados como personagens do cotidiano, os pacientes psiquiátricos ganham ares de normalidade. Estão inseridos em um contexto que nada tem a ver com compaixão. Não espere por grandes acontecimentos ou uma trama mirabolante. A riqueza aqui está na delicadeza das descrições dos personagens.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por