Alô, amantes de um bom arraial! Neste fim de semana, ainda dá para tomar quentão, comer canjica e dançar quadrilha. Algumas festas “julinas” acontecem em vários espaços da cidade. A principal delas é o “Arraial da Lagoa”, realizado sábado (15), no Parque Fazenda Lagoa do Nado, bairro Itapoã. Na programação, show com Sylvio Rosa e Banda e São Gererê, vencedora do concurso de quadrilhas deste ano.

Mas as festas “julinas” não são as únicas atrações gratuitas do fim de semana. Também tem teatro, piquenique, lançamento de documentário, show... Confira as opções e planeje um fim de semana bem divertido, sem ter que gastar muito:

 

Arraial da Lagoa

Barraquinhas com comidas típicas, apresentação de quadrilha, show de Sylvio Rosa... uma festa “julina” completa é o que promete a Prefeitura de Belo Horizonte. O evento acontece na quadra de peteca Parque Fazenda Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã), sábado (15), a partir das 17h. Veja abaixo a lista com as outras festas “julinas” da cidade.

 

Maria Cutia no Memorial

O programa “Eu, Criança, no Museu!” apresenta o espetáculo “Na Roda – Espetáculo Brincante”, do Maria Cutia, no domingo (16), às 11h, no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640). O show traz as histórias de uma banda, e de uma fazenda e seus animais. Os contos são apresentados ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também.

 

Toninho Ferragutti em Betim

No sábado (15), a Praça Milton Campos, em Betim, recebe um dos maiores acordeonistas do país: ToninhoFerragutti. A partir das 18h, será realizada uma rua de lazer, com food trucks e beer trucks. O músico prata da casa Paulinho Serafim abrirá a programação, enquanto Ferragutti sobe ao palco às 21h, para apresentar o show “Forró, Xote, Baião e Outros Bichos”.

 

PicNic no Boulevard

O Boulevard Shopping realiza mais uma edição de seu PicNic neste sábado (15) e domingo (16), das 10h às 17h. Além de opções gastronômicas, o evento conta com apresentações musicais de Bianca Luar e Ultrasonic, e teatrais com Grupo Trampulim e Ana Cristina. Haverá ainda oficinas para os pequenos sobre meio ambiente e moda. O PicNic acontece no BeGreen Boulevard, com acesso pelo Piso 2.

 

Lançamento do “Beagá pra Brincar”

A produtora cultural Flávia Pellegrini e a designer Miriam Barreto, mães e idealizadoras do movimento Na pracinha, reuniram inúmeros roteiros de passeios no guia “Beagá pra Brincar”. A publicação será lançada no sábado (15) em um piquenique literário realizado das 9h30 às 11h30, no gramado do Parque Amilcar Vianna Martins (rua Cobre, 114, Cruzeiro), conhecido como Mirante do Cruzeiro. Preço do livro: R$ 35.

 

Cartografia de BH em exposição

O Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) está com uma nova mostra. A exposição "Belo Horizonte – Cartografia de uma Cidade Planejada" apresenta parte do acervo cartográfico da Comissão Construtora da Nova Capital (CNCC), composto por mapas, panoramas e blueprints de construções públicas e privadas, datadas do período de criação da cidade de Belo Horizonte. A exposição pode ser visitada até 14 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 17h, quartas e quintas, até 18h30.

 

Filme sobre congado mineiro

A Fundação Municipal de Cultura promove no próximo domingo (16), às 19h, no MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89), o lançamento do documentário "O Bastão e o Rosário", de Ana Luísa Cosse. O curta-metragem foi viabilizado pelo Edital de Cultura Popular e Tradicional aberto pelo Museu da Imagem e do Som, em 2014. O foco do filme é o congado em Minas Gerais.

 

Buritis Faz Arte

No sábado (15), das 9h às 12h, o Parque Aggeo Pio Sobrinho (av. Prof. Mário Werneck, 2691, Buritis) recebe o evento Buritis Faz Arte. Trata-se de uma feira de artesanato e gastronomia, com direito a show gratuito de Renato Ferreira.

 

Encontro de poesia

No domingo (16), o Parque Municipal é palco para o evento Sementes de Poesia, um recital ao ar livre com microfone aberto ao público em geral, poetas, leitores e amantes da poesia de qualquer época ou estilo. Será das 10h às 12h, na Praça dos Fundadores.

 

Confira quais são as festas “julinas” de Belo Horizonte neste fim de semana:

 

Festa Julina Tip Top

Sábado e domingo, das 10h à 1h

Local :Entre av. Bias Fortes e rua Gonçalves Dias

 

Arraiá da Mônica

Sábado e domingo, das 19h às 2h

Local: Entre ruas Tocaios e Couto Magalhães, Santa Efigênia

 

Festa da Família

Sábado e domingo, das 8h às 22h

Local: Entre ruas Luiz Furtado Filho e Augusto Cesar dos Santos, Letícia

 

Festa Junina-Arraia do JUSC

Sábado e domingo, das 19h30 à 0h

Local: Entre ruas Pedra Turmalina e João Nepomuceno da Silva, Jardim dos Comerciários

 

6º Arraiá da Quintam

Sábado e domingo, das 18h às 22h

Local: Entre ruas Souza Gomes e Libânia Pena, São Bernardo

 

Festa Junina da E M Prof. Domiciano Vieira

Sábado, das 9h às 13h

Local: Entre ruas São Bento e Mª Martins Guimarães, Sagrada Família

 

Festa Junina

Sábado, das 9h às 18h

Local: esquina rua Itarumirim, Conj. Paulo VI

 

Festa Julina - Arraiá da Arena

Sábado, das 16h à 1h

Entre ruas Águas Vermelhas e Paraopeba, Minaslândia

 

Festa Junina

Domingo, das 11h às 20h

Local: Entre Ruas Georgina Silvana de Jesus e Paulo Alves da Costa, Maria Helena