Pela segunda vez consecutiva, BH recebe o Presépio da Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade. Após grande sucesso em 2015, o presépio em tamanho natural e feito com materiais reutilizados, será criado sob curadoria do artista plástico Leo Piló, e com colaboração do próprio público em ateliês abertos. O presépio estará exposto entre os dias 8 e 27 de novembro (quarta a sábado), onde os visitantes da Casa Fiat poderão participar gratuitamente das atividades que darão vida ao presépio. 

No próximo dia 30 (quarta), o Presépio já concluído estará em exposição para que os visitantes e o público participem de bate-papo com Leo Piló. A iniciativa pretende manter a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, apresentando, a cada ano, uma inovação no tema.

Neste ano, uma das grandes novidades propostas pelo artista será o material a ser usado pelos participantes: se, antes, recorria-se, basicamente, ao papel, agora, ganha-se o aspecto metálico do alumínio. Com o novo material, a Casa Fiat de Cultura apresenta um presépio futurista, em que os personagens estarão inseridos numa espécie de espaço sideral metalizado. A versatilidade do alumínio, considerado nobre na reciclagem, pela perenidade e pelo não envelhecimento, inspirou o artista Leo Piló a criar um presépio igualmente rico, precioso e com todos os detalhes e texturas permitidos pela matéria-prima.

Na visão do artista, "usar um material tão versátil, que permite tramas e texturas tão diversas, serve para nos ajudar a ressignificar as coisas e os objetos, a olhá-los de novo, e pôr à prova as possibilidades das coisas que usamos no dia a dia. Apreciar um presépio tão rico em detalhes pode inspirar as pessoas a ver sob outra perspectiva o resíduo que circula em nossa cidade.

Oficinas no ateliê aberto

De quarta a sábado, a galeria da Casa Fiat de Cultura se transforma em um ateliê aberto, em que o artista, com suporte da equipe de educadores da Casa Fiat de Cultura, e o público participante se juntam para dar início à produção dos personagens e à cenografia do Presépio. Os interessados colocarão "a mão na massa" de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h, e das 17h30 às 20h30.  Aos sábados e feriados, as crianças e adolescentes entram em cena para participar do ateliê das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 16h às 18h, juntamente ao público de todas as idades. No dia 30 de novembro, o Presépio da Casa Fiat de Cultura, já concluído, estará em exposição para os visitantes e o público poderá participar de um bate-papo com Leo Piló. Não é necessário se inscrever para as atividades do Ateliê. A participação é gratuita, limitada a 20 participantes. Cada visitante pode participar pelo tempo que preferir e deixar sua marca no Natal da capital mineira. 

Serviço

Presépio da Casa Fiat de Cultura – Ateliê Aberto

Com curadoria de Leo Piló

 

Oficina aberta ao público

Quarta a sexta, das 14h às 17h e das 17h30 às 20h30 (para maiores de 12 anos)

Sábados e feriados, das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 16h às 18h (para crianças e adultos)

 

Abertura do Presépio para visitação: 30 de novembro

De terça a sexta, das 10h às 21h

Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

 

Informações:

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br