Botticelli é tema das 'Quartas italianas' na Casa Fiat de Cultura

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
12/09/2016 às 15:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:47
 (Divulgação)

(Divulgação)

Na próxima quarta-feira (14), a Casa Fiat de Cultura recebe, na 4ª edição das "Quartas Italianas", palestra que terá como tema o renascimento italiano, mais especificamente, Botticelli. A conferência tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

Palestra será ministrada pelo professor de História da Arte da Fundação Torino Escola Internacional, Luciano Sepulveda. O professor abordará. em modo progressivo, as obras mais significativas da complexa carreira do artista na palestra "Botticelli e o Humanismo Florentino: o Tradutor Visual". 

Nesta edição, o público também poderá saber mais sobre "Giovanni Boccaccio e o Decamerão", com a professora de Língua e Literatura Italiana Daria Porseo, e a emigração italiana entre os séculos XIX e XX, com o professor Riccardo Cassoli. As duas palestras serão ministradas em italiano e contam com renomados profissionais da Fundação Torino e com apoio do Consulado Italiano em Belo Horizonte.

"Quartas Italianas" é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte. O programa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal, e integra a programação dos 10 anos da Casa Fiat de Cultura.

Sandro Botticelli

Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento. Nascido em Florença, na Itália, em 1445, morreu em 1510. Desde jovem, dedicou-se à pintura, apresentando grande talento para as artes. Atualmente, é considerado o pintor mais notável da segunda metade do século XV. Em suas obras, seguiu temáticas religiosas e mitológicas, marcadas pela elegância do seu traçado e pela força expressiva de suas linhas.

O artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou, também, a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época. As pinturas de Botticelli são marcadas pelo forte realismo, por movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas é "O Nascimento de Vênus", que o pintor produziu em 1485. Nesta obra, é possível observar a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.

Quartas italianas na Casa Fiat de Cultura

"Botticelli e o Humanismo Florentino: o Tradutor Visual"

14 de setembro de 2016, às 19h30

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários.)

4º andar 

Espaço sujeito à lotação (250 lugares).


 
 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por