Teve início nesta Quinta (7), no distrito de Casa Branca, a nona edição do Brumadinho Gourmet, evento que une gastronomia e arte. Até domingo (10), o público vai poder conferir pratos diferenciados e uma programação musical variada.

No evento há estandes de 14 restaurantes nacionais e internacionais. Um deles é o português Sine Qua Non, que está apresentando dois pratos: bolinhos portugueses de carne de caça com emulsão de mostarda dijon e um tradicional bacalhau a Brás - bacalhau acompanhado de batatas crocantes e azeitonas verdes.

Samuel Mota, proprietário do Sine Qua Non ao lado de Ivo Brandão, conta que essa é a segunda experiência do restaurante em festivais gastronômicos brasileiros.

Segundo ele, esse tipo de evento tem um perfil diferente no Brasil em relação a Portugal. "A gastronomia no Brasil é muito cultural. Pessoas de todas as idades querem experimentar pratos diferentes. E gostam dessa mistura de gastronomia com música. Em Portugal, os eventos são menores, mais restritos", diz o chef Samuel Mota.

Programação

Enquanto o público desfruta a gastronomia, também pode curtir atrações culturais. Nesta sexta (8), às 14h, a sequência musical tem início com um show de samba de Marcio Nagô. Depois se apresentam Keyla Vilaça, Jesus Henrique (finalista do “The Voice Brasil”) e Roberto Seixas, que faz um tributo a Raul Seixas.

A programação do sábado será intensa. A dupla sertaneja Romano e Roceri se apresenta às 13h. Em seguida, sobem ao palco o Grupo Choro de Minas, a Charanga Pop, Eduardo Sangy e Quarteto Liverpool e Manitu. Quem fecha a noite é o multi-instrumentista e compositor Marcus Viana, ao lado do projeto Sagrado Coração da Terra. O sábado conta ainda, às 14h, com a apresentação do espetáculo “O Pequeno Príncipe de Papel”, do Grupo Girino, que promete agradar crianças e adultos.

No domingo, o público vai conferir uma apresentação de dança tradicional do Grupo Centro da Comunidade Luso Brasileira, ao meio-dia. Em seguida, sobe ao palco Bibiano, artista prata da casa de Brumadinho. Na sequência, o rock toma conta com Route 66 e Creedence Revival Brasil.

Leia mais:
Programação cultural do Brumadinho Gourmet tem apresentações musicais e teatrais
Brumadinho Gourmet terá chefs renomados de Portugal