Campanha de Popularização do Teatro & Dança movimenta Belo Horizonte

Miguel Anunciação - Do Hoje em Dia
04/01/2013 às 09:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:17
 (Guto Muniz/Divulgação)

(Guto Muniz/Divulgação)

Pesquisa recente apontou que o público mineiro é o que mais vai ao teatro no Brasil. Então é hora de testar o que estes números indicam: começou a 39ª edição da Campanha de Popularização do Teatro & Dança. A rigor, começou na quinta-feira (3), quando 12 atrações teatrais entraram em cartaz.

Outras 24 ampliam a oferta desde esta sexta-feira (4). No total, 156 montagens de teatro e dança serão exibidas até dia 3 de março, em 49 espaços da cidade. Os ingressos custam de R$ 5 a R$ 12 – não há do que reclamar dos preços.

Para Rômulo Duque, presidente do Sinparc, produtor da Campanha, embora "pareça mentira" que o público mineiro frequente tanto o teatro, a previsão é que esta edição quebre outro recorde. Em 2012, teria vendido pouco mais que 352 mil ingressos.

Destaque

Para isso, todos os grandes campeões de bilheteria do evento estão de volta: "Um Espírito Baixou em Mim", "10 Maneiras Incríveis de Destruir seu Casamento", "Meu Tio é.. Tia", "Mineiros em Férias", "Buffet Escasso".... A volta, porém, infundiria a sensação de a programação parecer igual todo ano. De certo modo, sim: só um terço dos espetáculos é estreante.

Sobre os reconhecidos, não é preciso dizer mais. Das novidades no teatro, o panorama não é lá muito animador: afora os dois musicais dirigidos por João das Neves e produzidos e protagonizados por Maurício Tizumba, "Galanga Chico Rei" e "Oratório, a Saga de Dom Quixote e Sancho Pança", um ou outro parece mais estimulante.

De novo, o melhor da Campanha deste ano também está na dança. O nível médio dos escalados parece bem superior ao teatro e algumas estreias são imperdíveis. Como "Entre", da Cia Mimulus, "Tudo que se Torna um", da Cia de Dança do Palácio das Artes e "Frágil?", do Ballet Jovem. Não perca nenhum. Dos escalados para crianças, "De Banda Pra Lua", do Armatrux, tem bom nível. Não perca.

Além dos espetáculos, a Campanha escala duas montagens de rua; três palestras; um seminário; e uma exposição de fotos. Todos praticam acesso grátis.

Desta vez, o Ponto de Encontro acontece no Alfândega, na Rua Viçosa. O canhoto dos ingressos no teatro dá desconto no valor de entrada no bar.

E outra vez, a Campanha se estende a Juiz de Fora, Araxá e Ipatinga. Chega ao Barreiro também, com quatro espetáculos para crianças e sete para adultos, basicamente comédias. Ingressos com antecedência podem ser adquiridos em quatro postos fixos, sete móveis e online. Atenção: na bilheteria dos teatros os valores dos ingressos são diferentes.

Entre as estreias de cinema, comédia e um filme de amor

Uma das principais apostas para os prêmios de melhor animação em 2013, o desenho "Detona Ralph" estreia hoje (na verdade, já estava em sessões de pré-estreia na cidade) contando a história de um vilão de videogame que se rebela e decide virar herói no universo dos fliperamas. Indicado ao Globo de Ouro de melhor animação, reúne personagens célebres de várias franquias de games – como Super Mario, Street Fighter, Sonic e Pac Man.

Outra novidade é a comédia "Sete Psicopatas e um Shih Tzu", de Martin McDonagh, com Colin Farrell, Sam Rockwell, Christopher Walken e Woody Harrelson no elenco. Após o sucesso de "Na Mira do Chefe" (2008), indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2009, Martin McDonagh volta a dirigir um texto próprio. De personagens e trama excêntricos, com diversas reviravoltas e ótimo elenco, apresenta um roteirista em busca de ideias para uma história policial que acaba se envolvendo com criminosos do submundo de Los Angeles.

E tem, ainda, "Entre o Amor e Paixão". Quando Margot (Michelle Williams) conhece Daniel, ela sente uma conexão imediata e intensa, mas decide reprimir sua atração, pois seu casamento com Lou, conhecido escritor de livros de culinária, vai bem. No entanto, ao descobrir que Daniel está morando na casa ao lado, a confiança em sua vida familiar desmorona. O filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de San Sebastián.

O Cine 104, por seu turno, aposta no brasileiro "Na Carne e na Alma", de Alberto Salvá.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por