O lendário cantor e compositor David Bowie morreu neste domingo (10), aos 69 anos. A informação foi publicada nos perfis oficiais do Facebook e do Twitter de Bowie e confirmada por seu filho, Ducan Jones, também pelo Twitter.

January 10 2016 - David Bowie died peacefully today surrounded by his family after a courageous 18 month battle with...

Publicado por David Bowie em Domingo, 10 de janeiro de 2016

A nota informa que o cantor "morreu pacificamente (...) cercado por sua família, após 18 meses de luta contra o câncer". Não há detalhes sobre a doença. Segundo a Associated Press, a assessoria de imprensa do cantor confirmou a informação.

O texto ainda diz que a família pede respeito à privacidade durante o período de luto. Há três dias, Bowie lançou o disco Black Star. Como tinha virado praxe nos últimos dez anos, o cantor não deu entrevistas nem fez shows para promover a obra.

Cantor britânico David Bowie morre aos 69 anos vítima de câncer

Criança deixa flor em frente a desenho de Bowie na Austrália (AFP PHOTO / CHRIS RATCLIFFE)

Bowie, que estudou budismo e mímica, se revelou como uma das figuras de maior relevância durante mais de cinco décadas. Multifacetado, também foi ator, produtor e venerado como ícone da moda, pela tendência para provocar com as roupas que usava.

Veja uma galeria com fotos clássicas de David Bowie:

Despedida

David Bowie lançou na última sexta-feira (8), dia do seu 69° aniversário, o álbum Blackstar, o 25º da carreira, onde se apresentou como um roqueiro que busca surpreender, ao enveredar por alguma experimentação de jazz.

Provocador, enigmático e inovador, construiu uma das carreiras mais veneradas e imitadas da indústria do espetáculo, que o colocou no pedestal das lendas da música.

No clipe de "Lazarus", mais uma vez o artista aparece de olhos vendados e com botões no lugar dos olhos, dando vida novamente ao profeta cego apresentado no filmete da faixa-título.

O vídeo foi dirigido por Johan Renck, o mesmo que já havia assinado o comando do vídeo de dez minutos referentes à música "Blackstar", que havia sido disponibilizado no final de 2015.

Trata-se de uma música intensa, de forte influência do jazz contemporâneo, com uma letra marcante, sobre um homem com cicatrizes escondidas e uma história dramática que não pode ser roubada. "Lazarus" é também o nome de um musical escrito pelo próprio Bowie e atualmente em cartaz no Estados Unidos. A trama é inspirada no filme "The man who fell to Earth" (1976).

Confira último clipe de David Bowie:

 

Carreira

David Robert Jones nasceu em 8 de janeiro de 1947 no seio de uma família modesta de Brixton, um bairro popular do sul de Londres. Abandonou a escola na adolescência e saltou à fama em 1969 com "Space Oddity", uma mítica balada sobre a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço.

Bowie ficou famoso mundialmente em 1972, com o lançamento de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Entre seus sucessos estão "Let's Dance", "Heroes", "Under Pressure", "Rebel", "Rebel", "Life on Mars" e "Suffragette City".

A partir de então, multiplicou seus álbuns, mudou sua música, encarnou diferentes personagens, convertendo-se no homem das mil faces, graças a sua formação como mímico, seu gosto pela moda ou seu amor pelo teatro kabuki.

Não deixou de lançar discos e fazer turnês até o início dos anos 2000, mas um problema cardíaco sofrido no palco durante um festival alemão em junho de 2004 pôs fim a esta época tão frutífera.

Forçado a um longo repouso, suas aparições foram escassas nos anos seguintes, mas recentemente multiplicou seus projetos: uma música em uma série, uma comédia musical ou algumas contribuições, como no último álbum do The Arcade Fire.

O magnetismo e inesgotável força comercial de Bowie, que vendeu aproximadamente 136 milhões de discos em todo o mundo, lhe valeram um espaço no museu londrino Victoria & Albert, que lhe dedica uma extensa exposição, em que se explora a sua influente carreira através de 300 objetivos seus, selecionados de entre mais de 7 mil.

Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova York em 2006.

Ouça uma lista com grandes sucessos de Bowie: