Casa Fiat de Cultura lança peças multissensoriais de Portinari durante a 15ª Semana de Museus

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
17/05/2017 às 18:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:35

Pessoas com deficiência visual parcial ou total poderão "ver", a partir de agora, o painel 'Civilização Mineira', de Candido Portinari, em exposição permanente no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura.  A tela foi reproduzida em escala gráfica reduzida, para que possa ser tocada pelo público, ampliando a acessibilidade da obra e materializando, para todos os públicos, os conceitos essenciais da composição do quadro do artista. Esta é a 
grande novidade apresentada pela Casa Fiat durante a 15ª Semana de Museus, promovido pelo IBRAM, entre os dias 15 e 21 de maio em todo o Brasil. 

mediação de visitas de grupos ao painel de Portinari. 

A primeira peça ressalta a composição de cores da tela. É possível perceber que na obra de Portinari as cores predominantes são azul, laranja e suas variações e combinações. Então, em uma das peças produzidas, essas cores foram supersaturadas para que assim, tanto quem tem baixa visão quanto quem é vidente, possa compreender como esse jogo de cores dialoga no painel.

Já a outra peça reproduz as linhas essenciais do desenho da obra e o divide em 12 placas, permitindo que o público entenda como o painel foi composto, por meio da montagem e desmontagem das peças. Por fim, a terceira peça destaca a estrutura de composição da paisagem, que é formada por sete planos, e ajuda os visitantes a perceber as noções de perspectiva que compõem a cena.

presidente da Casa Fiat de Cultura.


1897.

A terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por