Dando sequência à serie de homenagens aos professores de gastronomia de Minas, trazemos hoje a chef confeiteira Patrícia Regina Amante, que apresenta uma receita de Torta Trufada de Laranja.

Neta de alemães e italianos, famílias de imigrantes radicadas na cidade de Lauro Muller, nas serras de Santa Catarina, a professora de 38 anos, formada em Educação Física pela UFMG, em Gastronomia pela Estácio de Sá, em 2002, e pós graduada em panificação, fala um pouco sobre sua trajetória com mais de 20 anos de carreira acadêmica, parte na profissão original, parte ensinado os segredos da confeitaria.

Patrícia honra as tradições alemães e italianas

A vocação para confeiteira está no DNA desta catarinense de sangue meio alemão, meio italiano. Mas a inspiração para as massas e os fornos veio de sua avó alemã, e o desejo de conhecer os segredos dela na elaboração de pães.

Segundo conta a chef, sua avo era conhecida na família e na vizinhança como a rainha do pão, e todos tentavam fazer as suas receitas, porem sem sucesso, pois a mestra nunca passava a receita completa, ou nunca informava os detalhes da massa.

Um pouco de leite a menos invariavelmente impedia que qualquer aventureiro conseguisse o ponto da massa fofinha, o seu sabor perfeito, e principalmente se tornasse uma ameaça a sua majestade.

Neta atenta, Patrícia observava sempre os passos da avo na cozinha, mas somente após ingressar na faculdade e se formar em gastronomia conseguiu desvendar os segredos da “rainha”, e se tornar a única da família a alcançar este feito, para a alegria de todos e perpetuando a cobiçada receita.

A chef preparou para esta edição do Territórios Gastronômicos uma deliciosa torta trufada de laranja, que segundo ela, pode ser degustada harmonizando com cerveja Tripel da Wäls, pelos seus traços cítricos, ou então com um bom vinho colheita tardia, de preferência um Sauternes.

Os segredos culinários que a avó nunca ensinara ela foi desvendar quando cursou Gastronomia; foi a única em toda a família a conseguir

A inspiração para as massas e os fornos veio de sua avó alemã, a rainha do pão

Torta cremosa de chocolate trufada de laranja

Recheio

Ingredientes
- Creme de leite – 300 g
- Casca de laranja – 1 laranja
- Chocolate meio amargo – 350 g
- Manteiga sem sal – 100 g

Preparo
Ferva o creme de leite e coloque o chocolate, misture até ficar bem homogêneo. Deixe descansar por 15 minutos e coloque a manteiga, misture bem. Coloque em formas até a metade e congele.

Trufa de laranja

Ingredientes
- Chocolate branco – 300 g
- Creme de leite – 100 g
- Casca de 1 laranja
- Licor de laranja – 30 ml

Preparo
Ferva o creme de leite com as cascas de laranja. Deixe descansar por 10 minutos e retire as cascas. Ferva novamente o creme de leite e acrescente o chocolate e o licor, mexa até ficar liso. Pegue as formas e preencha com a trufa, retorne para o congelador.

Cobertura

Ingredientes
- Chocolate meio amargo – 200 g
- Creme de leite – 100 g

Preparo
Ferva o creme de leite , acrescente o chocolate meio amargo. Misture até ficar uniforme. Aplique por cima do recheio congelado.
Sirva decorado com casquinha de laranja cristalizadas.