CCBB traz evento em homenagem aos 100 anos do samba

Hoje em Dia
09/03/2016 às 11:42.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:44
 (Ândria Possamai/Divulgação)

(Ândria Possamai/Divulgação)

Para celebrar os cem anos do samba, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a série de shows “O Século do Samba”. Com curadoria e direção musical do pesquisador Luís Filipe de Lima, o projeto chegará ao palco do Teatro do CCBB Belo Horizonte nesta quinta-feira (10) e vai até domingo (13), reunindo grandes nomes da música nacional.

As apresentações serão dedicadas a quatro vertentes do gênero, num recorte que reunirá cerca de 70 canções, interpretadas por nomes de referência e que marcaram sua história no universo do samba: “Terreiro e carnaval”, com Monarco e Nei Lopes; “Samba novo”, trazendo o grupo Os Prettos e o músico João Martins; “Samba de breque e outras bossas”, com Jards Macalé e Pedro Luis e, por fim, “Partido-alto, samba de fato”, com Leci Brandão e Tantinho da Mangueira.

Além da capital mineira, a homenagem já passou por Brasília e São Paulo. Na sequência, o projeto seguirá para o Rio de Janeiro (de 17 a 20/03).

 
O evento

“O Século do Samba” apresenta quatro diferentes shows. O primeiro trata de sambas de terreiro e de Carnaval e reúne dois nomes referenciais: Monarco, líder da Velha Guarda da Portela e o sambista e escritor Nei Lopes, que tem ligação particular com o Salgueiro. No show, Nei Lopes cantará sambas de sua autoria, além de um bloco de sambas de quadra do Salgueiro, enquanto Monarco relembrarásambas de sua autoria e também composições clássicas da Portela. Juntos no palco, a dupla cantará “Apoteose ao samba”, de Silas de Oliveira.

Os novos valores do samba não poderiam ficar de fora desta celebração, sendo representados pela dupla Os Prettos, de São Paulo (formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, ex-integrantes do Quinteto e Branco e Preto) e também João Martins, revelação da nova safra de compositores cariocas. Os músicos cantarão sambas autorais e composições inéditas, com destaque para “Centenário do samba”, composta a pedido do curador Luís Filipe de Lima para o projeto, em que os autores (que não se conheciam pessoalmente) compuseram comunicando-se pelo WhatsApp.

No sábado, Jards Macalé e Pedro Luís homenageiam Moreira da Silva e o samba-de-breque, cantando clássicos do gênero como “Acertei no Milhar” (Wilson Batista e Geraldo Pereira), “Na subida do morro” (Geraldo Pereira, Moreira da Silva e Ribeiro Cunha), “Amigo urso”(Henrique Gonçalez), entre outras. Destaque ainda para a humorística “Moreira da ópera” (Marília Batista e Henrique Batista).

Por fim, o show dedicado ao partido-alto, com versos improvisados no calor do momento, traz dois importantes especialistas nesta arte: Leci Brandão e Tantinho da Mangueira. Os dois cantarão um repertório tradicional de partido-alto, com refrãos tradicionais e improvisando versos em cima de partidos estilizados, como “Isso é fundo de quintal” (Leci Brandão e Zé Maurício). Além disso, Leci e Tantinho,mangueirenses ilustres, cantarão um pequeno bloco de sambas em homenagem à Escola.

“O repertório da série traça um painel vivo, diverso e rico do gênero”, explica Luís Filipe de Lima, que assina os arranjos e integra o conjunto de músicos que acompanhará os artistas convidados, empunhando seu violão sete cordas. O curador terá ao seu lado, Dirceu Leite (sopros),Alceu Maia, (cavaquinho), Thiago da Serrinha (percussão), Cláudio Brito (percussão), Quininho da Serrinha (percussão), além domenino Pedrinho da Serrinha (percussão), filho de Quininho, que aos nove anos de idade é considerado uma das grandes revelações domundo do samba.


SERVIÇO

Centro Cultural Banco Do Brasil – BH apresenta a série musical “O Século do Samba”

Curadoria e direção musical: Luís Filipe de Lima

Programação

Dia 10 de março – quinta-feira

20h30 - Show Terreiro e carnaval: Monarco e Nei Lopes
 

Dia 11 de março – sexta-feira

20h30 - Show Samba novo: Os Prettos e João Martins


Dia 12 de março – sábado

20h30 - Show Samba de breque e outras bossas: Jards Macalé e Pedro Luis

 
Dia 28 de fevereiro - domingo

19h30 - Show Partido-alto, samba de fato: Leci Brandão e Tantinho da Mangueira
 

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários – Belo Horizonte)

Capacidade: 258 lugares

Informações: (31) 3431-9400

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por