As crianças já estão de férias e os pais já buscam atividades gratuitas para que a família possa se divertir sem pesar no bolso? Felizmente, Belo Horizonte está lotado de eventos culturais que vão agradar em cheio pessoas de todas as idades. Tem shows, feirinhas, exposições, brincadeiras…

Também há muitas coisas interessantes para adultos. Para quem pode sair da cidade, a grande dica é curtir o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que tem início nesta sexta. Já em BH, um dos destaques para quem gosta de grandes eventos é a 21º Parada do Orgulho LGBT, que espera receber 100 mil pessoas neste domingo.

Confira as opções, programe-se e divirta-se:

 

SEXTA (6)

 

Festival de Inverno

Nesta sexta, às 17h, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana tem início com o Triunfo Tropicalístico: Senicus et Circenses, um cortejo que contará com as participações da Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz, da Fanfarra Desembargador Horário Andrade, do Grupo Cativeiro Capoeira, do Bloco Carnavalesco Liga pra Rádio e do Projeto Circo da Gente, saindo da Praça Tiradentes com destino ao Centro de Artes e Convenções da UFOP. Nesse local, às 19h, será realizada a solenidade de abertura, no Teatro Ouro Preto. Às 22h, a Praça Tiradentes receberá o show da Banda Revelação, que faz parte da programação do aniversário da cidade de Ouro Preto. Veja a programação completa do festival em festivaldeinverno.ufop.br.

 

Literatura

A Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes) recebe a palestra "Carmen Schneider Guimarães: a menina da ilha nas serras mineiras", com Maria Inês Marreco, doutora em Literatura de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, nesta sexta, às 18h. Ocupante da cadeira nº 5 da Academia, a escritora Carmen Schneider Guimarães é autora de livros de contos e novela, como o premiado “Corpo Molhado”.

 

Ninjas de Lego

Na era dos brinquedos tecnológicos, um passatempo de 86 anos segue encantando gerações: o Lego atrai a atenção de crianças de todas as idades e suas edições especiais tornaram-se peças de colecionador para muitos adultos. Para os amantes dessa brincadeira, foi montado o evento Lego NinjaGo: Masters of Spinjitzu, no BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049) para agitar as férias da capital. As crianças são estimuladas a montar a nova cidade NinjaGo supervisionadas por monitores. A diversão contempla ainda os bebês. O ambiente conta com Espaço Baby, também sob supervisão de profissionais preparados, para acompanhar a turminha. O ambiente do Lego NinjaGo tem capacidade para oito crianças, de 18 meses a três anos; e 24 crianças até doze anos, comportando até 32 aventureiros por sessão. Das 14h às 20h.

 

Relíquias

Está em cartaz no DiamondMall (av. Olegário Maciel, 1600) a mostra “Relíquias do Mundo”, com objetos autênticos, que marcaram fatos marcantes na história e têm o poder de fazer voltar no tempo em que os momentos aconteceram. Todos os 60 itens possuem registro de autenticidade e foram adquiridos de empresas que emitem certificados nos Estados Unidos. Entre as peças estão uma guitarra autografada, na década de 60, pelos quatro membros do The Beatles; um violão autografado, em 1971, por Elvis Presley; uma guitarra autografada por Amy Winehouse, entre outros.

 

SÁBADO (7)

 

Aproxima

A próxima edição da Feirinha Aproxima acontece neste sábado, das 10h às 17h, na praça Marília de Dirceu, no bairro Lourdes. Entre os convidados, estão o cozinheiro americano Chef Chad, que fará hambúrgueres com toques mineiros, e o Chega Junto, que irá transformar a culinária “tex-mex” (uma fusão da cozinha mexicana e estadunidense) em “tex-minas-mex”. O evento terá ainda produtores participantes do projeto Origem Minas, do Sebrae, cervejas artesanais, vinhos e espumantes mineiros, cachaças e drinks, azeites da Serra da Mantiqueira, derivados de jabuticaba de Sabará, cogumelos orgânicos, queijos, cafés e pães artesanais.

 

Café com rock

A Moto Raja (av. Raja Gabaglia 3127, São Bento) realiza neste sábado, a partir das 8h30, mais uma edição do Café com Rock, evento que ocorre todo primeiro final de semana do mês para promover um encontro entre os amantes das duas rodas da capital mineira. Haverá show de pop rock e se deliciar com um buffet de café da manhã completo, além de pratos e bebidas de diversos food trucks tradicionais da cidade.

 

Ocupação Drummond

Este é o último fim de semana para tirar uma foto ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade, originalmente instalada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. A réplica está no Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420). Além disso, o público poderá participar, neste sábado, de uma visita guiada com o artista plástico Leo Santana por outras estátuas literárias da cidade. A visita acontece das 10h às 12h e as vagas são limitadas mediante disposição da van do Sesc.

 

Vingança Nerd

O Cine Humberto Mauro apresenta, durante o período de férias, a mostra A Vingança Nerd. Contando com diversos eixos temáticos, serão exibidos mais de 40 longas produzidos na década de 80 que tratam da figura Nerd e seu universo em diferentes aspectos e grupos sociais, abordando a evolução de seu estereótipo. A mostra tem início neste sábado, com os filmes “Conta Comigo”, de Rob Reiner (16h), e “Os Goonies”, de Richard Donner (20h). No domingo, tem “O Vingador Tóxico” (16h), “A Vingança dos Nerds”, de Jeff Kanew (18h), e “Mulher Nota 1000”, de John Hughes (20h).

os goonies

"Os Goonies" será exibido no Cine Humberto Mauro neste sábado

Padre Reginaldo Manzotti

Considerado um fenômeno editorial, o Padre Reginaldo Manzotti lança mais um livro neste sábado, às 16h, na Arena Mundo Novo (rua Santa Cruz, 182, Venda Nova). Em “Combate Espiritual”, o Padre oferece seus ensinamentos sobre a presença do mal no mundo, mas por um outro viés, explicando que o mais importante dos combates está mais próximo do que imaginamos. A publicação responde questões tais quais como fazer com que o bem prevaleça nas mais diferentes situações da vida, como afastar o medo, a angústia e a insegurança nesses momentos tão difíceis e como manter a fé quando tudo parece perdido.

 

O mundo e suas culturas

Cada pedacinho de terra habitado por seres humanos tem características próprias. As casas não são todas iguais pelo mundo, muito menos as roupas. As crenças também mudam: será que Saci Pererê ou Curupira fariam sentido na China? No próximo sábado, às 18h15, as crianças estão convidadas a conhecer a diversidade do planeta no percurso temático O Mundo e Suas Culturas. O passeio acontece na exposição Demasiado Humano, que aborda a geografia, as línguas e as crenças humanas. A classificação indicativa da atividade, que tem duração de uma hora, é de 4 a 10 anos. No Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade).

 

Dia da Música Barreiro

Neste sábado, acontece o Dia da Música Barreiro. Com entrada gratuita, cerca de 20 atrações passam por três palcos localizados na Praça do Cristo, na Pista de Skate e na Praça da Febem. Realizado pelo Instituto Macunaíma de Cultura, o evento tem como objetivo de proporcionar momentos de lazer para a população e valorizar as boas bandas e cantores da região. A programação conta com atividades das 9h às 22h. O público poderá doar agasalhos e alimentos em qualquer uma das praças do evento.

 

Contos e música

Aline Cântia e Chicó do Céu reuniram contos, poemas e canções de países falantes da língua portuguesa e vão dividir esse "bem querer" com o público em um espetáculo delicado neste sábado, às 18h, no Foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420).

 

Rubinho do Vale

O programa Leituras em Conexão, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Educação, será lançado neste sábado nas escolas municipais Professor Amílcar Martins e José Madureira Horta (bairro Santa Amélia), a partir das 9h. A programação inclui show do artista Rubinho do Vale e contará também com apresentação de danças, poesias e muita diversão, com brinquedos e brincadeiras, pintura de rosto, cama elástica, festival de sorvete, pipoca e algodão doce.

 

DOMINGO (8)

 

Parada do Orgulho LGBT

A 21º Parada do Orgulho LGBT acontece neste domingo, com concentração na Praça da Estação a partir das 11h. Dessa vez, além dos integrantes da bateria do Alô Abacaxi, a festa vai contar com ritmistas de vários outros blocos do Carnaval da capital. O coletivo Fecha a Santa (que reúne os blocos Alô Abacaxi, Angola Janga, Bruta Flor, Então Brilha!, Faraó, Garotas Solteira e Truck do Desejo) terá uma bateria unificada na festa, que se encerra na praça Raul Soares.

 

BH é da Gente Savassi

Na programação deste domingo do BH é da Gente Savassi, estão jogos recreativos de voleibol, futsal e handebol feitos pelo Bharbixas Futebol Clube. O objetivo é integrar e mostrar que a população LGBTQ+ pode e deve praticar esportes sem ser alvo de discriminação. Além dos jogos, serão realizadas oficinas de brincadeiras lúdicas que relembram a infância: rouba-bandeira, bente-altas, pula-corda, peteca, entre outras. Das 9h às 13h, no encontro das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

 

BH é da Gente Silva Lobo

A variedade de atividades recreativas é a atração do BH é da Gente na avenida Silva Lobo. Das 9h às 12h30, haverá espaço para a prática de atividades esportivas, como peteca, tênis de mesa e mini basquete, além de brincadeiras tradicionais (corda, arco e peteca) e jogos de tabuleiro, como dama, xadrez e futebol de botão. Das 7h às 14h, no espaço entre as ruas Xapuri e Garret (bairros Grajaú e Nova Granada).

 

Everton Coroné

O projeto Tambor na Praça, ancorado por Mauricio Tizumba e acompanhado dos blocos de percussão Tambor Mineiro e Bloco Saúde, entra no clima do forró recebendo o acordeonista Everton Coroné. O evento será no domingo, às 16h, na praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia). O mineiro Coroné já levou a mais de 15 países suas canções que unem a raiz do forró pé-de-serra à música contemporânea. Suas canções foram regravadas por renomados grupos de forró como Chama chuva, Trio Lampião, Diego Oliveira, Luso Baião (PT).

everton coroné

Everton Coroné mostra seu forró na praça Floriano Peixoto

Minas Barroca

A Orquestra Minas Barroca é a atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, neste domingo, às 11h. A apresentação acontece no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico). A orquestra conta com o apoio institucional da Escola de Música (Esmu) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Foi criada por Guilherme Matozinhos da Silva, regente e diretor musical com o auxílio do musicólogo Domingos Sávio Lins Brandão.

 

Parece comigo

"Meninas negras não brincam com bonecas pretas". O refrão da música Falsa Abolição, da rapper Preta Rara, propõe uma reflexão sobre a representatividade negra, tema abordado no documentário “Parece Comigo”, que será exibido no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) neste domingo, às 14h30. Concebido pela cineasta Kelly Cristina Spinelli, o documentário tem consultoria da filósofa e militante da causa Djamila Ribeiro e conta ainda com a presença da rapper mirim Mc Soffia.

 

Dia Nacional da Ciência

Neste ano, o Dia Nacional da Ciência coincidirá com o aniversário de 70 anos da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). Em celebração à data, no domingo, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) recebe parte da programação que ocorrerá em todo o Brasil. De 10h às 14h, o Dia Nacional da Ciência traz diversas atividades sobre matemática, microscopia, aquacultura, física, neurociências e museus. Nos estandes, será possível ver experimentos, entender como funcionam nossos sentidos e desbravar os mistérios do cérebro. A atividade acontece na cafeteria e no entorno do Espaço e na arena do prédio Rainha da Sucata.

 

Circo

A magia do circo toma conta do projeto Boulevard Kids em julho. Neste domingo, acontece o espetáculo "Roda Viva". Durante a tarde, os palhaços Popó e Cloro farão uma apresentação circense utilizando recursos do teatro de rua, malabarismo, equilibrismo e muita palhaçada. Às 16h, no Piso 3 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000).

 

Circuito Gastronômico de Favelas

O Jardim Teresópolis, em Betim, um dos maiores aglomerados de Minas Gerais, recebe neste domingo o Circuito Gastronômico de Favelas. As barraquinhas com gostosuras feitas por cozinheiros da periferia serão montadas na praça da rua das Flores, entre 12h e 18h.

 

Santa Tereza

No domingo, o Mercado Distrital de Santa Tereza recebe em sua parte externa mais uma edição do Mercado Vivo + Verde. Além de feira de artesanato e produtos orgânicos, haverá ainda atividades culturais, como música, circo e teatro, oficinas, gastronomia e brincadeiras para a garotada. Das 10h às 18h.

 

Contação de histórias

No domingo, o Instituto Gil Nogueira (IGN) e o Minas Shopping promovem mais uma edição do projeto "Era Uma Vez - Oficina de Contação de Histórias". Desta vez, quem marca presença no evento é a contadora de histórias Daniela Oliveira, com dois contos, "O Macaquinho, o Jacaré e a Romã" e "O caminho dos animais". A partir das 14h, no Piso 1, em frente à Leitura do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000).

 

Saudade

Neste domingo, o Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420) exibe o filme “Saudade”, às 16h, e realiza debate com o diretor, Paulo Caldas, a partir das 17h30. A obra busca entender o significado da palavra título, dita intraduzível. O filme mostra a relação transversal que se estabelece entre a produção artística e a saudade, através do olhar de artistas lusófonos contemporâneos. Imagens e sons originais constroem uma narrativa emocional e envolvente. Viajando por países de língua portuguesa, passeando por sotaques e melodias, transitando por olhares diversos, os aspectos plástico e sensorial presentes fazem o público mergulhar em mares profundos de beleza e poesia

 

Arraiá Rock & Beer

O Arraiá Rock & Beer, que estava previsto para semana passada, irá acontecer neste domingo, das 14h às 22h, na rua Coelho de Souza, Santo Agostinho. A festa conta com cervejas artesanais, comidas típicas, brincadeiras e espaço kids. Haverá shows das bandas Green Line, Route 66 e Heartbreaker - Led Zeppelin Tribute.

 

Cultura japonesa

Quem gosta da cultura japonesa não pode perder a XXXI Festa Julina & Tanabata Matsuri, na rua Dom Lourenço de Almeida, 535, Nova Cachoeirinha, neste domingo, às 10h. O evento conta com apresentações de odori, taiko, karaokê, exposições de artesanatos, além da comida típica japonesa. Entrada: um quilo de alimento não perecível.

 

Bike anjo

Neste domingo, será realizada mais uma edição do projeto "Escola Bike Anjo no Minas Shopping", das 9h às 13h. A ação, que ocorre em um espaço no estacionamento coberto G2 do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000), tem como objetivo ensinar jovens e adultos a pedalar e também promover um bate-papo sobre segurança no trânsito. Além disso, as 20 primeiras pessoas que chegarem ao local poderão aproveitar para relaxar, gratuitamente, em uma tenda de massagem gratuita.

Leia mais:
O Arraiá não acabou! BH tem 45 festas 'julinas' neste fim de semana; confira a programação