Belo Horizonte está cheia de atrações culturais e de lazer neste fim de semana. A falta de dinheiro no bolso não é desculpa para ficar em casa, já que a cidade proporciona uma rica programação gratuita. Tem opções para quem gosta de cinema e música, além de feirinhas que beneficiam o trabalho de microempreendedores. Confira os destaques:

 

SEXTA (9)

Buster Keaton

Iniciando as comemorações dos 40 anos do Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), que acontecerá durante todo o ano de 2018, a Fundação Clóvis Salgado resgata a história de Buster Keaton, renomado cineasta e um dos mais ativos em fins do século XIX, com a Mostra Buster Keaton – O Acrobata do Riso. Serão exibidos mais de 50 filmes, curtas e longas, mudos e falados, desse diretor considerado um rival de Charles Chaplin. Veja a programação aqui.

 

Coppola

Começa nesta sexta, no MIS Cine Santa Tereza (Praça duque de Caxias), a mostra "Coppola - Francis e Sofia", que explora uma parcela da vasta produção fílmica da família Coppola. Nesta sexta, às 19h30, será exibido “Vidas sem Rumo”. No sábado, às 19h, é a vez de “Apocalypse Now”. Já no domingo tem sessão dupla: “Um Lugar Qualquer”, às 17h, e “O Poderoso Chefão – Parte III”, às 19h.

 

Vozes

O programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil – BH (Praça da Liberdade) promove o show "Vozes: Cantando mulheres na história" sexta e sábado, às 19h. A ação, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, coloca em destaque as mulheres da equipe do Educativo, que apresentam seus talentos num show que contempla músicas autorais, exibição de vídeos, textos e performances.

 

SÁBADO (10)

Mulheres no Museu

O Museu de Arte da Pampulha preparou uma grande programação cultural em homenagem às mulheres. Neste sábado, a partir das 14h, o espaço abre suas portas para o "Mulheres no Museu" com uma série de apresentações totalmente protagonizada por Elas. Destaque para o show de estreia da Banda Ablusadas, passos de dança com o grupo Be Hoppers, além de performances poéticas e uma exposição fotográfica. A entrada é gratuita. O MAP fica na av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha.

 

Participação política

Discutir os entraves históricos que dificultam a participação política da população feminina e a realidade contemporânea é a proposta do Café Controverso - Mulheres em cargos no legislativo e executivo, que acontece sábado, às 11h, no Café do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade). Participam do debate Marlise Matos, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM), e Thaís Gonçalves, assessora na Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG).

 

DOMINGO (11)

Feira do Bem

O Hub Social, incubadora e aceleradora de projetos sociais e iniciativas do Terceiro Setor, recebe, no próximo domingo, a 25ª edição da Feira do Bem. A proposta é unir gastronomia, arte e cultura em um mesmo espaço, fortalecendo a tradição das feiras na capital e apoiando e fomentando a economia local por meio dos pequenos produtores. O evento acontece na sede do Hub Social (rua dos Estados, 502, Jardim Atlântico), entre 10h e 18h.

 

Feira da comunidade

A área externa do Mercado Distrital de Santa Tereza (rua São Gotardo, 273, Santa Tereza) será, neste domingo, espaço para mais uma edição do Mercado Vivo + Verde / Um espaço para todos. Das 10h às 17h, acontecem no local atividades culturais, como música, circo e teatro, oficinas, gastronomia e brincadeiras para a garotada. Na feira, haverá venda de artesanato e arte, brechó, produtos orgânicos e agroecológicos e alimentação artesanal.

 

Pró-Sono

No domingo, a partir das 10h, a praça JK, no Sion, recebe a terceira edição do Movimento Pró-Sono, iniciativa promovida pelo VitalAir para conscientizar os participantes sobre a importância da saúde do sono para a qualidade de vida. As atividades do Movimento Pró-Sono são abertas a todas as pessoas, independente de idade ou preparo físico. Durante o evento, profissionais da saúde irão propor atividades físicas e orientar os participantes sobre o sono e sua importância. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site www.movimentoprosono.com.br.

 

Curtas-metragens

Muitos fãs de ficção científica desconhecem o circuito de cinema do gênero no Brasil. Para além das famosas produções hollywoodianas, há muitos filmes interessantes para assistir. O Espaço do Conhecimento UFMG separou alguns deles para exibição na “Mostra de Curtas: ficção-científica brasileira” no próximo domingo, às 15h. A classificação indicativa é de 12 anos.

 

Bonequinho Doce

Neste domingo, o Boulevard Kids traz a “História do Bonequinho Doce”. Escrita por Alaíde Barbosa, o público infantil vai conhecer a história de duas meninas, Lucinha e Lalá, que queriam muito ter um irmão. Com farinha, água e açúcar, elas resolvem criar um boneco, fazendo surgir o amiguinho, o Bonequinho Doce. A partir daí, a história conta as aventuras delas com o novo "integrante" da família. Na tarde lúdica, as crianças também terão uma aula de culinária para fazerem os próprios bonequinhos doces. Às 16h, no Piso 3 do Boulevard Shopping, próximo à loja Morana (av. dos Andradas, 3.000).

 

Em Nova Lima

A Orquestra Ouro Preto, com regência do maestro Rodrigo Toffolo, e Alceu Valençaapresentam o espetáculo Valencianas, em Nova Lima. A apresentação gratuita será no domingo, às 21h, no Espaço de Caminhada localizado na rua Emília de Magalhães Pessoa, s/nº, próximo à Praça da Bíblia.