Todo mundo com combustível abastecido? Hora então de aproveitar a vasta programação cultural de Belo Horizonte e região. Além das festinhas juninas que acontecem aqui e acolá, também dá para aproveitar outras atividades gratuitas. Tem opções para quem gosta de cinema, teatro, música, gastronomia…

Os destaques deste fim de semana são a Festa Russa, realizada no Santa Efigênia, e o Festival Blues e Jazz, na Praça JK. Confira as opções do fim de semana, programe-se e divirta-se:

 

SEXTA (8)

 

Cinema e Psicanálise

A mostra Cinema e Psicanálise apresenta, nesta sexta, às 19h30, o filme “12 Homens e Uma Sentença” (1957), dirigido por Sidney Lumet. O filme será comentado por Sérgio de Castro, psicanalista, mestre em Letras, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). O longa narra o julgamento de um jovem porto-riquenho acusado de assassinar o próprio pai, sob pena de morte. Onze dos doze jurados têm certeza que ele é culpado, enquanto um deles não acredita em sua inocência, mas também não defende que é culpado. Determinado a analisar melhor a situação, esse jurado enfrenta diferentes interpretações dos fatos e a má vontade do resto do júri, que quer voltar logo para casa. No Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537).

 

Milos Forman

Falecido no dia 13 de abril deste ano, Milos Forman foi um diretor nascido na Tchecoslováquia e um dos principais nomes da chamada Nova Era do Cinema Tcheco. Em homenagem às premiadas produções do diretor, o Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) exibe uma mostra em homenagem ao cineasta. Na sexta, serão exibidos “O Mundo de Andy” (14h30) e “Um Estranho no Ninho” (17h). No sábado, tem “Amadeus”, às 19h. No domingo, estão em cartaz “Procura Insaciável” (17h) e “Hair” (19h).

 

Música contemporânea

Nesta sexta, às 19h30, o Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534) recebe o primeiro concerto da série Circuito Contemporâneo - Centro de Pesquisa em Música Contemporânea. Nesse primeiro espetáculo, serão apresentados desde clássicos da história da música eletroacústica à produção de compositores contemporâneos. O objetivo do show é levar ao público belo-horizontino a produção contemporânea voltada à mídia eletrônica em suas mais distintas vertentes.

 

Filmes de amor

O MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias) a mostra "Crônicas Amorosas", que apresenta vários filmes com histórias de amor, para todas as idades e com os mais variados temas e cineastas já conhecidos do grande público. Na sexta, às 19h30, será exibido “Um Toque de Infidelidade”. No sábado, é a vez de “Febre da Selva”, às 19h. No domingo, o público conta com duas sessões: “Desencanto”, às 17h, e “Closer”, às 19h.

 

SÁBADO (9)

 

Feira do Vinil

Neste sábado, a Feira do Vinil e CDs Independentes volta para A Autêntica (rua alagoas, 1172, Savassi). O evento também irá agregar brechós, artes variadas e caricaturas de artistas da cultura pop, vinis reciclados e tudo o mais que tiver afinidade com o universo da música em geral. Das 12h às 18h.

 

Trama

O Grupo Trama celebra 20 anos com a primeira edição do Trama Festival – Teatro em Contagem. O evento conta com apresentações gratuitas de grupos diversos em vários espaços públicos da cidade da Grande BH. Neste sábado, às 16h, na Praça da Jabuticaba, a Trupe Dell´art apresenta o espetáculo “Na Companhia de Palhaços”. Já no domingo, às 10h, na Praça Marília de Dirceu (bairro Inconfidentes), é a vez da peça "Ovos, Suor e Lágrima", do Trama. Mais tarde, às 16h, o espetáculo "O Auto do Tatu" é apresentado pelo Grupo Árvore Casa das Artes, na Praça da Jabuticaba.

A Trupe Dell Art é uma das atrações do Trama Festival

A Trupe Dell Art é uma das atrações do Trama Festival

Fake news

Bots, clickbaits, ads. As palavras de origem estrangeira podem não ser tão claras, mas estão diretamente relacionadas ao tão discutido universo das Fake News. A propagação viral de notícias falsas pode trazer graves consequências para a sociedade e tem, inclusive, interferido nos processos democráticos. Para pensar essa relação entre mídia, verdade e democracia, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) realiza um Café Controverso com o tema Fake News: a pós-verdade na era da Internet. Neste sábado, às 11h, com Fabrício Benevenuto, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, e Geane Alzamora, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

 

Noites Cirsenses

Neste sábado, a partir das 19h, o Circovolante promove a segunda edição do projeto Noites Circenses, nas praças Gomes Freire (Jardim) e da Sé, bem no centro histórico da cidade colonial de Mariana. A programação gratuita reúne artistas locais e da região para apresentações musicais, de teatro circense e de dança, além de exposição de artesãos e cortejo carnavalesco.

 

Festa russa

A Copa do Mundo se aproxima e, para todo mundo entrar no clima, acontece neste sábado a Po Russki - 1ª Festa Russa de Belo Horizonte. No evento, muita comida típica, cervejas artesanais e shows com Chapéu e Cabelo, Parceria Fina, Seu Madruga, Bloco dos Pescadores de Santa Tereza e Nêga. Será das 12h às 20h, no primeiro quarteirão da avenida Brasil, bem perto da praça Floriano Peixoto. Deve-se levar um quilo de alimento. Ingressos gratuitos devem ser retirados aqui.

 

Feira Textura

O bairro Prado recebe mais uma edição da feira Textura neste sábado. Dedicado a impressões e literatura, o evento busca abrir espaço para produções independentes, relacionadas à literatura e aos diversos modos de colocar o texto em prática. Das 11h às 17h, na rua Esmeralda, em frente ao número 298.

 

Bazar de arte

Uma nova edição do Junta - Bazar de Arte Independente acontecerá sábado e domingo, das 10h às 20h, reunindo obras de mais de 40 artistas. A proposta do evento é fomentar a cena local das artes visuais de Belo Horizonte, assim como fortalecer a aproximação entre o público e trabalho artístico. Na Mama/Cadela (rua Pouso Alegre, 2048, Santa Tereza).

 

Festa junina

Neste sábado, a partir das 13h, a Orta Bar (rua Doresópolis, 606, Fernão Dias) realiza sua primeira festa junina, com apresentação de Vilson Balbino (forró, baião, xaxado). Haverá bingo, brincadeiras típicas e espaço kids. Pede-se um agasalho na entrada.

 

Contos orientais

Personagens e objetos saem de uma mala e ajudam a narrar uma antiga fábula: a do pequeno chinês Ping. Segundo a tradição, tudo que Ping plantava florescia, mas a semente que o imperador lhe deu não brotou. A honestidade do menino é o fundo moral do conto, que aborda os princípios budistas. No próximo sábado, às 15h, essa e outras histórias serão apresentadas aos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700) na atividade Contos Orientais. Para o público infantil.

 

Mamutte

O artista Mamutte e sua banda fazem show neste sábado, às 17h, no Teatro de Arena do Edifício Rainha da Sucata – Hub Minas Digital, na Praça da Liberdade. Além das canções do novo álbum, "Epidérmico", lançado no fim de 2017, Mamutte relembra o repertório de seu primeiro trabalho, o EP "Quase-disco", de 2014.

mamutte

Mamutte faz apresentação gratuita no prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade

Feira Afro

A Melanina Feira Afro, realizada semestralmente pela Faculdade Una de Contagem, será realizada neste sábado, das 9h às 17h, no Espaço Saber (Av. Portugal, 370, Glória). O evento conta com a parceria da psicopedagoga Geralda Aparecida Nogueira, conhecida como Gê Nogueira, que levantou a necessidade da realização de uma feira afro fixa na cidade. O trabalho visa a valorização da cultura negra por meio dos expositores de turbantes, acessórios para cabelos, colares, broches, brincos, roupas, bonecas, artesanatos personalizados, entre outros.

 

DOMINGO (10)

 

Boulevard Kids

O projeto Boulevard Kids deste domingo traz uma programação especial com Brincadeiras Cantadas e Construção Artesanal de Instrumentos Musicais. A atração vai resgatar cantigas de roda, musicas clássicas da infância, brincadeiras musicais e propor a confecção de instrumentos que serão utilizados nas atividades, levando as crianças a participarem da construção musical de forma ativa. A partir das 16h, no Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000).

 

Brincadeiras

O brincante José Faria Júlio convida as crianças a confeccionar os próprios brinquedos e descobrir o universo das brincadeiras populares na Praça do Sol do Parque Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã), das 10h às 11h30, no domingo.

 

Blues e jazz

Neste domingo, a Praça JK (Sion) irá receber uma sequência de shows bacanas. É o 4º Festival BB Seguros de Blues e Jazz, realizado das 11h às 19h. Apresentações de BB Seguros Jazz Band, Ablusadas, O Bando, Nuno Mindelis, Pepeu Gomes (em um show instrumental), Hermeto Pascoal e Stanley Jordan e Dudu Lima Trio. Haverá espaço para crianças.

 

Savassi

Na programação do BH é da Gente – Savassi deste domingo, haverá brincadeiras tradicionais, jogos de tabuleiro, atividades esportivas e rua de lazer. Das 9h às 13h, no cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

 

Festinha junina

Junho é tempo de pipoca, algodão-doce, canjica-grossa, fogueira, quadrilha de dança e muita bandeirola. E é com este clima gostoso de Festa Junina que o ViaKids chega para animar as crianças no ViaShopping Barreiro (av. Afosno Vaz de Melo, 640). Neste domingo, o centro de compras prepara uma tarde com atividades e brincadeiras juninas para crianças a partir das 15h.