CineOP programa três longas e 18 curtas

Paulo Henrique Silva* - Hoje em Dia
31/05/2014 às 10:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:48

OURO PRETO – Três longas e 18 curtas compõem a programação deste sábado (31) da 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), festival dedicado à memória e à preservação do cinema brasileiro. O grande destaque é “Copacabana Mon Amour” (1970), que será apresentado no Cine Vila Rica, às 18 horas, em cópia restaurada.

O processo de conservação será analisado neste domingo (1°), durante seminário que reunirá a restauradora Cristiana Miranda e a viúva do diretor Rogério Sganzerla, a atriz Helena Ignez. As dificuldades na restauração foram as maiores já enfrentadas no país, devido às questões históricas, éticas e de pesquisa que implicaram na constituição de novas matrizes.

A homenagem ao diretor Luiz Rosemberg Filho prossegue com a exibição de “Crônica de um Industrial” (Cine Vila Rica, 20 horas, produção de 1978 sobre um empresário bem-sucedido (Paulo César Pereio), nacionalista convicto, que entra em crise quando pressionado pelos interesses do capital estrangeiro e pelo operariado.

Na Praça Tiradentes, às 20h30, o documentário “Pipiripau, o Mundo de Raimundo” mostrará a história do famoso presépio de BH, a partir da trajetória de seu criador, que se confunde com a fundação da capital mineira.
A programação do dia será encerrada com o show do Pink Floyd Reunion (Galpão Cine Bar Show, 23 horas). O CineOP segue até segunda-feira, com entrada franca.

(*) Viajou a convite da organização do CineOP
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por