Coletivo Toda Deseo estreia espetáculo poético performático no Sesc Palladium

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
03/11/2016 às 18:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30
 (Felipe Chimicatti / Divulgação)

(Felipe Chimicatti / Divulgação)

Um corpo em branco que explora suas possibilidades e escapa dos lugares comuns. Esse é o contorno do espetáculo “SER – Experimentos Para Tempos Sombrios”, do coletivo Toda Deseo, que estreia nesta sexta-feira (4) no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. 

Enfronhados nas questões de gênero e sexualidade, sem soar panfletários, o grupo apresenta um monólogo – encenado pelo ator Rafael Lucas Bacelar – com a intenção de ser uma “experiência poético-performática”. O tema violência costura a montagem, mas de um prisma diferente. “Quando falamos em violência o que vem à mente é sangue, cores fortes, prisão e por aí vai. Por isso a decisão de trabalhar com o branco”, explica Rafael.

A dramaturgia de David Maurity, com colaboração de Márcio Abreu, traz uma violência verbal e psicológica. “São violências que sofremos o tempo todo, seja a pessoa LGBT ou não. Pode ser a violência contra a mulher ou pessoas da periferia”, exemplifica o ator que foi dirigido por Alexandre de Sena (do Espanca!). 

Violência e sexualidade
Rafael lembra que o Brasil lidera mundialmente o número de assassinatos de travestis e transexuais. “A gente tem visto o quão urgente é esse tema. Temos que nos responsabilizar por esses corpos. E que ao mesmo tempo são os mais consumidos na prostituição. Tem uma chave que precisa ser virada”.

O trabalho do grupo vai além da questão da representatividade, muito em voga atualmente. “O motivo é estreitar os laços entre essas figuras e outras pessoas da sociedade. Como podemos minimizar a violência com a potência transformadora da arte”. 

Diferentemente dos trabalhos anteriores, como o famoso “Campeonato Interdrag de Gaymada”, a nova montagem não lança mão de maquiagem, tecidos, ou plumas.

Serviço: “SER – Experimentos Para Tempos Sombrios”. Teatro de Bolso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046). Até 13/11. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por