#PostHD Conteúdo Patrocinado

Por trás de cada rótulo, uma história. Muito mais do que um produto artesanal, feito na fazenda da família com ingredientes criteriosamente selecionados, as cervejas da Uaimií, de Belo Horizonte, guardam particularidades que até o maior entendedor da bebida desconhece. 

Quem imagina, por exemplo, que a sede da cervejaria, em Acuruí, distrito de Itabirito, a 70 quilômetros da capital, foi inspirada na famosa Casa de Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto – o mais antigo em funcionamento das Américas? 

Do local, cravado nos caminhos da Estrada Real, saem os sete rótulos vendidos no Uaimií Brew Pub, no bairro Sion, Zona Sul de BH. Agradam a gregos e troianos, garante o sócio-proprietário do estabelecimento, Normando Campos Siqueira. “Consigo abranger tanto os adoradores, que vão de IPA (Indian Pale Ale), stout e APA (American Pale Ale), ao público leigo, que prefere uma lager ou a própria Captain (APA)”, comenta, mencionando uma das mais populares do bar – a Captain Burton, de coloração avermelhada e aroma cítrico do lúpulo.

Versatilidade

Para quem prefere cervejas mais encorpadas, uma Uaimií para chamar de sua é a Saint Hilaire, em homenagem ao botânico francês. A receita, uma típica cerveja de guarda, leva quatro meses para ficar pronta e foi eleita na categoria biere de garde (cerveja de guarda) com medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, no ano passado. 

Outra que não foge à regra de ter sempre uma identidade por trás de cada rótulo é a Flor de Lua, uma witbier (de trigo belga) com sotaque mineiro. “Tem limão siciliano, semente de coentro, erva cidreira e mandioca, tudo produzido na fazenda”, diz o proprietário e cervejeiro Normando Siqueira. 

Apreciadores que se prezem já podem comemorar. Para celebrar os três anos do pub em BH, a Uaimií lança, no mês que vem, o oitavo rótulo da cervejaria. A double IPA abre caminho para uma série de cervejas sazonais que deverão chegar ao mercado em datas comemorativas. A cerveja tem 9% de teor alcoólico e amargor bastante acentuado. Boa pedida para os mais experientes na arte da degustação. Mas atenção, a edição é limitada a 1 mil litros. Saiba onde encontrar: 

Serviço:
Uaimií Brew Pub – Rua Grão Mogol, 1.176 – Sion – Belo Horizonte (MG)
Telefones: (31) 3285-3435 / Delivery: (31) 3285-3435
Funcionamento: terça-feira a sábado, de 17h a 1h. A casa não funciona às segundas-feiras e domingos
Cervejaria Uaimií – Estrada Capanema, Km 9, Distrito de Acuruí – Itabirito (MG)

 

Leia mais na coluna de Rafael Reis, da Escola Experimente:

Uaimií Captain Burton: uma cerveja leve, cheirosa e refrescante