Começa, em Belo Horizonte, a 4ª Mostra de Artes Circenses

Jaqueline da Mata - Do Hoje em Dia
17/08/2012 às 11:04.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:32
 (Interface/Divulgação)

(Interface/Divulgação)

Se estivesse num picadeiro, não há dúvida que Lingueta choraria de emoção. O palhaço, morto em outubro passado, terá sua vida recontada em exposição na 4ª Mostra de Artes Circenses, que tem início nesta sexta-feira (17), no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. Junto ao evento, ocorrem as "Olimpíadas de Circo", das quais Lingueta foi eleito patrono.

O palhaço foi o personagem criado por João Batista Nogueira, que sempre se preocupou em manter viva a cultura circense, participando de mostras itinerantes, oficinas para crianças e adolescentes, cursos, palestras e outras ações que aproximassem o circo do público. "Ele procurava se envolver em causas sociais, com atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais e jovens e crianças em situação de risco. Foi uma grande perda", lamenta a coordenadora e idealizadora da Mostra, Eliane Mares.

Hoje, a família do artista se apresenta na abertura do evento, às 20 horas, precedida por uma homenagem da Trupe Gaia ao palhaço. "Nosso objetivo é manter viva a cultura do circo como ela é. Um artista circense, por exemplo, faz tudo: da montagem da lona ao espetáculo, passando pela comida", comenta Eliane.

Olimpíada

Ela destaca, ainda, a olimpíada, que começam dia 24, e na qual veteranos dividem o palco com jovens. Já no dia 25, a partir das 9 horas, será a vez da disputa de malabaristas, equilibristas, acrobatas (solo e aéreo) e palhaços. Podem concorrer artistas circenses profissionais ou amadores de todo o país. É preciso apresentar comprovação de sua atuação ou carta de apresentação emitida por entidade da categoria a que pertença. Inscrições até o próprio dia 24. "É um espetáculo à parte, bonito de se ver", diz Eliane.

Dois espaços do Parque foram reservados para as atividades: uma lona central, com capacidade para 400 espectadores, e o minicirco Phábrika Cultural. Estão envolvidos, na programação, aproximadamente 100 profissionais do circo mineiro.

Nas olimpíadas, o primeiro lugar ganhará R$ 1 mil, o segundo, R$ 700, e o terceiro, 500. Também serão distribuídos troféus e medalhas.


Mostra de Artes Circenses – Até o dia 26 deste mês, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã, Pampulha). Entrada gratuita.

http://www.phabrikacultural.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por