Comemorando 15 anos, MUMIA lança hoje coletânea com 10 animações mineiras

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
31/07/2017 às 17:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:50
 (MUMIA/divulgação)

(MUMIA/divulgação)

No ano em que a animação brasileira comemora seu centenário, a MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação se propõe a celebrar uma parcela significativa da produção do país – a mineira.

Também aniversariando, a mostra chega aos 15 anos de existência em 2017, e lança hoje, no Sesc Palladium, uma coletânea com 10 animações feitas em Minas Gerais entre os anos 1998 e 2015. Entre elas, as premiadas “Casa de Máquinas”, lançada em 2008 e produzida por Daniel Herthel e Maria Leite e “Égun – Os Mistérios do Mar” (2012) de Helder Quiroga.

Diretor da mostra, Sávio Leite conta que o DVD surge atrelado aos 100 anos da animação nacional, mas representa também o desejo de divulgar as obras feitas no Estado. “A priori, quis escolher as melhores, mas temos uma produção muito grande, então muita gente boa ficaria de fora. Por isso, além da qualidade, optei por selecionar aquelas que apresentassem diferentes técnicas de animação”, explica.

Apresentando animações de forma cronológica, o DVD também presta um serviço de resgate que é destacado pelo diretor. "Esse é um trabalho importante para a divulgação, porque fizemos um esforço de arquivo, de reunir e dar uma sobrevida para essas obras que não envelhecem, que continuam tendo certa contemporaneidade”, avalia.“E mesmo que as animações não sejam muito antigas, algumas já estavam se perdendo”.

Totalmente mineiro

Mas, engana-se quem pensa que a mineiridade da coletânea fica restrita apenas a origem das produções. Responsável também pela curadoria, Leite ressalta que as animações carregam o Estado também em seu conteúdo. “Os cenários são mineiros, as histórias são mineiras, as adaptações literárias são de escritores mineiros”, resume.

Os 15 anos de atuação do MUMIA também trabalham a favor do DVD, já que a mostra foi retrato fiel da produção mineira deste período.“BH é uma cidade interessante, porque ela foi a primeira capital a ter um curso de cinema de animação. Isso permitiu que muitos talentos fossem revelados”, aponta Leite.

Serviço: Lançamento do DVD “Coletânea MUMIA de Animações Mineiras”, hoje, às 19h no Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420 – Centro). Entrada gratuita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por