Compositor Samir Odeh-Tamimi se apresenta em BH

Hoje em Dia
10/09/2014 às 07:33.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:08
 (JERRY GEIGER/)

(JERRY GEIGER/)

O “Festival Internacional de Artes de Tiradentes: Artes Vertentes” abre, nesta sexta-feira (12), sua terceira edição. A programação na cidade histórica segue até o dia 21, mas Belo Horizonte não vai ficar de fora do rol de atrações. Em parceria com a Fundação de Educação Artística, acontece nesta quarta-feira (10), às 21h, na capital mineira, um concerto especial com o clarinetista Iura de Rezende, o pianista Gustavo Carvalho, o flautista Maurício Freire e o percussionista Fernando Rocha.

O destaque do concerto é a presença de um dos compositores que terão obra executada pelos quatro instrumentistas, o palestino Samir Odeh-Tamimi. Antes, às 20h, Samir vai realizar uma palestra sobre seu percurso, sua obra e o seu universo artístico. Odeh-Tamimi vem ao Brasil este ano como compositor em residência convidado do “Artes Vertentes” em Tiradentes.

No concerto, os cameristas convidados apresentarão suas obras em diálogo com composições de Johannes Brahms e Franz Schubert. Samir Odeh-Tamimi nasceu em Jaljulia (Israel), em 1970. Suas obras já foram executadas por renomados instrumentistas e ensembles em festivais nacionais e internacionais e deram-lhe um número considerável de prêmios e distinções. A sua peça teatral “Leila e Madschnun” teve estreia na Ruhr Triennale em Bochum.

Em 2014, teve a sua obra “Mansur” executada pelo Coro da Rádio da Baviera no festival de Salzburgo, na Áustria. Atualmente, Samir Odeh-Tamimi vive e trabalha em Berlim.

EM TIRADENTES

O “Festival Artes Vertentes” vai reunir 45 atrações de 15 países, entre artistas eruditos e populares, em uma programação de concertos, saraus literários, exposições, sessões de cinema e espetáculos de teatro e dança. Esta edição homenageia o compositor Richard Strauss pelos 150 anos do seu nascimento, reunindo conceituados cameristas internacionais em torno de obras de câmara do compositor de canções, que serão interpretadas pela soprano Eliane Coelho.

Em Tiradentes, sete composições de Samir serão executadas por reconhecidos cameristas da atualidade: o violoncelista Julian Arp (Alemanha), o percussionista Fernando Rocha, o violinista Daniel Rowland (Reino Unido/Holanda), a cantora Julia Mihály (Alemanha) e a violista Tomoko Akasaka (Japão).

Lá também será apresentada a estreia mundial de uma nova obra do compositor, encomendada pelo festival e escrita para piano, violino, violoncelo, clarineta e trombone. No dia 21, acontece um concerto em Inhotim, dedicado à música contemporânea e com obras de Odeh-Tamimi e do mineiro Sérgio Rodrigo.

Bate-papo com Samir Odeh-Tamimi + Concerto “Festival Artes Vertentes” – Nesta quarta, às 20h, na Sala Sergio Magnani da FEA (rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários). Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia). Informações: 3226–6866



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por