Concerto homenageia o bicentenário de Verdi na capital mineira

Hoje em Dia
24/09/2013 às 11:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:42

Nos dias 2 e 3 de outubro, a capital mineira receberá "Verdi 200 Belo Horizonte". O concerto de música clássica, sem precedentes em BH, homenageia o bicentenário de um dos maiores compositores de ópera do mundo, o italiano Giuseppe Verdi. No espetáculo, Matheus Pompeu, o único tenor mineiro que já cantou na prestigiosa casa de ópera Scala de Milão (Itália), sobe ao palco do Teatro Sesi Minas, junto às sopranos Fabíola Protzner (MG) e Laila Oazem (RJ), e à pianista Thelma Lander (SP), para interpretarem obras consagradas do compositor.

"Verdi 200 Belo Horizonte" promete agradar públicos diversos. Os estudiosos e amantes da música clássica terão a oportunidade de apreciar a interpretação e a técnica dos músicos. E até mesmo aqueles que nunca ouviram falar sobre o compositor poderão se surpreender ao reconhecer alguns de seus temas no palco. Verdi ultrapassa os limites do gênero e suas músicas já estão enraizadas na cultura popular. Este é o caso de "La Donna è Mobile", de Rigoletto, "Va Pensiero", do Nabucco , "Libiamo ne' Lieti Calici" (Valsa do Brinde), de La Traviata e a Marcha Triunfal, de Aida. Algumas dessas peças farão parte do repertório.

"Certa vez perguntaram à Maria Callas, tida como a maior cantora de ópera de todos os tempos, o que era a ópera. Ela, imediatamente, respondeu: a ópera é Verdi!", lembra Matheus Pompeu. O tenor ressalta que, além da homenagem à Verdi, um dos grandes objetivos do concerto é promover o canto lírico e a música clássica na cidade. "Isto vai acontecer em BH por meio de duas noites de muita emoção e alma italiana".


Serviço

"Verdi 200 Belo Horizonte", nos dias 2 e 3 de outubro (quarta e quinta-feira), às 20h30, no Teatro Sesi Minas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia). Ingressos a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por