No Dia Internacional do Orgulho LGBTQI, celebrado neste 28 de junho, embora a LGBTQIfobia ainda seja realidade mundial, em 2018, cada vez mais artistas deixam evidente a sexualidade.

Com músicos colocando a “cara no sol”, canções e videoclipes da nova geração fogem da heteronormatividade, que antes marcava as produções, e colocam em destaque dilemas, experiências e amores próprios.

Confira dez artistas da nova safra para ficar de olho:

1. Hayley Kiyoko: A cantora norte-americana, de 27 anos, é uma das promessas da música pop. Abertamente homossexual, Kiyoko fala sobre dramas, romances e amores nas canções.

 

2. Kehlani: Foi pelo Twitter que Kehlani, cantora norte-americana de 23 anos, declarou-se queer (expressão utilizada para designar pessoas que não seguem o modelo de heterossexualidade ou do binarismo de gênero).

 

Leia mais:

Nova safra da música pop deixa clara orientação sexual e é sucesso de público

3. Demi Lovato: "Estou aberta para conexões humanas, seja através de um homem ou uma mulher", afirmou a estrela pop norte-americana em documentário sobre a própria vida, lançado em 2017. 

 

4. Troye Sivan: Abertamente homossexual, o cantor e ator australiano Troye Sivan, de 23 anos, é um dos grandes expoentes da geração atual da música pop.

 

5. Miley Cyrus: Defensora dos direitos LGBTQIs, a cantora - e colecionadora de polêmicas -, de 25 anos, assumiu a pansexualidade em 2016.

 

6. Pabllo Vittar: Nome atualíssimo da música pop brasileira, a drag queen Pabllo Vittar está entre os cantores assumidamente homossexuais.

 

7. Lady Gaga: Uma das grandes defensoras dos direitos dos LGBTQIs, dona do hit "Born This Way", em que fala de autoaceitação e defende as minorias, Lady Gaga é declaradamente bissexual.

 

8. Gloria Groove: Mais uma cantora da boa safra de drag queens da música pop brasileira, Gloria Groove é outra representante dos LGBTQIs.

 

9. Sam Smith: Foi graças a um relacionamento fracassado com um homem que o britânico teve inspiração para o primeiro disco "In The Lonely Hour", pelo qual recebeu diversos prêmios. Homossexual assumido, o cantor também se identifica como não-binário.

 

10. Lauren Jauregui: Depois de ter foto, na qual beijava uma garota, amplamente divulgada na internet, a cantora, que na época fazia parte do grupo Fifth Harmony, escreveu uma carta, onde assumia a bissexualidade.