Confira 10 produções de mulheres inspiradoras presentes na Netflix

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
08/03/2018 às 12:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:45
 (BBC/Divulgação)

(BBC/Divulgação)

Basta zapear um pouco pela Netflix para observar como a plataforma de streaming está lotada de personagens femininas interessantes. Não importa o gênero: há histórias bacanas em filmes e séries de ação, suspense, comédia, drama, documentário…

Neste Dia Internacional da Mulher, o Hoje em Dia selecionou dez ótimas produções audiovisuais com tramas de personagens inspiradoras, protagonistas de histórias de amor, luta, inteligência, superação e beleza. Confira a lista:

 “As Sufragistas” (2015)

Quando chegou aos cinemas brasileiros, “As Sufragistas” rendia salvas de palmas entre as espectadoras. Impossível não se emocionar com Maud Watts (Carey Mulligan) e tantas outras mulheres que abdicaram de família, trabalho e conforto em nome de uma importante luta pelo voto universal. Sacrifícios que inspiraram mudanças em todo o mundo. 

 “The Fall” (2013)

Uma das séries policiais mais populares da Netflix, “The Fall” conta com uma protagonista que deixa os espectadores de queixo caído. É sensacional observar a inteligência de Stella Gibson (Gillian Anderson) que, além de ser uma ótima policial, também faz questão de quebrar o conservadorismo da católica Irlanda do Norte.

 “Frida” (2003)

O filme conta a história de uma as maiores pintoras da arte moderna, mas entra nesta lista não apenas por isso. Vale reforçar aqui o imenso talento de Salma Hayek, que teve imensas dificuldades para conseguir financiamento para a obra. Ela se deparou com várias negativas de homens da indústria hollywoodiana que não acreditavam que a história sensacional de uma mexicana teria um bom rendimento nas bilheterias. Ela provou que, sim, essa história seria adorada por espectadores de vários países.

 “What Happened, Miss Simone?” (2015)

Documentário sobre a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). O filme usa imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas à artista. Embora tenha tido uma história marcada por muitas decisões equivocadas, Nina inspira por sua força, pelas palavras de feminismo e luta contra o racismo presentes em seu trabalho.

 “Orphan Black” (2013)

Esta série canadense é perfeita para quem gosta de ação e ficção científica. Estrelada pela ótima Tatiana Maslany, a produção conta a história de Sarah, uma mulher que descobre fazer parte de um projeto científico de criação de clones. As personagens aqui são bastante fortes, cada uma à sua maneira. Assista e eleja a sua favorita entre as “irmãs”.

 “Malala” (2015)

O documentário coloca um olhar sobre os eventos que aconteceram com Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa atacada pelo Talibã por falar sobre a educação das mulheres e suas consequências, incluindo seu discurso na ONU. Um exemplo inegável de força e luta.

 “Nise, o Coração da Loucura” (2016)

A incrível história da médica que propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir um setor abandonado, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

 “Onde Está Segunda?” (2017)

Este filme original Netflix é uma ótima pedida para quem gosta de filmes distópicos cheios de cenas de ação. O elenco é maravilhoso – formado por Noomi Rapace, Glenn Close e Willem Dafoe – e a história é surpreendente. O ponto de partida é uma família formada por irmãs gêmeas que não podem se expor socialmente. Tudo se complica ainda mais quando uma delas desaparece. Não vou contar aqui quem é a personagem mais incrível do filme para não dar spoiler. 

 “Preciosa” (2010)

Belíssimo filme, daqueles que nos fazem chorar copiosamente. Trata-se da história de Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe), uma jovem de 16 anos, analfabeta, obesa, abusada pelo pai, mãe de um bebê com síndrome de down. Toda sua vida muda ao encontrar uma professora incrível, que lhe oferece amor e educação.

 “Weeds” (2005)

Esta série de humor e drama estrelada pela premiada Mary-Louise Parker causou frisson na época de seu lançamento. O enredo desenvolve-se em torno de Nancy Botwin, uma dona de casa de um subúrbio padrão da Califórnia que, após o súbito falecimento do seu marido, começa a vender maconha a seus vizinhos para conseguir sustentar seus dois filhos e manter o padrão de vida. Nas oito temporadas, vemos a luta de Nancy para quebrar tabus.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por