Quem gosta de uma música erudita ou mais refinada poderá curtir várias atrações neste fim de semana e sem ter que pagar por isso. A programação gratuita conta com concertos em Belo Horizonte, Betim e Nova Lima, além de apresentações do músico Rafael Pansica e do grupo O Couro Acorda o Vento em praças da capital.

Confira esses e outros eventos deste fim de semana nas áreas da música, do teatro, da literatura, do cinema e do entretenimento que não cobram nadinha para entrar. É só chegar e aproveitar:

 

1) Teatro infantil em Santa Tereza

Parceria dos Grupos Cine Teatro Vagalume e O Terno Teatro de Bonecos, "Os Românticos" é a última atração do mês na programação do projeto Diversão em Cena ArcelorMittal. A apresentação será gratuita na praça Duque de Caxias, domingo (30), às 15h. "Os Românticos" é uma banda de bonecos criada pelo bonequeiro Paulinho Polika, inspirada nas bandas de rock dos anos 80. Cada boneco representa um integrante da banda: Rita Colcheia nos vocais, Rime Shot no contrabaixo e Peruca na bateria. No repertório, músicas compostas exclusivamente para a montagem.

 

2) Último cortejo dedicado a Murilo Rubião

Este é o último fim de semana da programação dedicada ao centenário de Murilo Rubião na Biblioteca Pública (Praça da Liberdade). Neste sábado (29), das 10h às 13h, haverá manhã de autógrafos com os ilustradores Marilda Castanha, Nelson Cruz e Odilon Moraes, que mergulharam no imaginário mágico de Rubião, a partir dos contos "Bárbara", "O Edifício" e "Teleco, o Coelhinho", em trilogia publicada pela Editora Positivo. Às 10h acontece ainda o último Cortejo Rubiano na Praça da Liberdade. Este é também o último fim de semana da exposição “Absurdus: Murilo Rubião 100 anos”, em cartaz na biblioteca.

 

3) Concerto da Orquestra de Câmara do Sesc

A Orquestra de Câmara Sesc completa cinco anos e, para comemorar a data, um concerto especial será apresentado no domingo (30), às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro). Haverá participação do Coral Jovem Sesc, Desvio e do Trio Amaranto. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos estará liberada duas horas antes da apresentação, limitado a um par por pessoa.

 

4) Orquestra Sinfônica de Betim e jovens solistas

A Orquestra Sinfônica de Betim prossegue com a série de concertos com jovens solistas, às 19h de sexta (28), na Casa da Cultura Josefina Bento (av. Padre Ozório, Centro, Betim). Na segunda apresentação da série serão interpretados o concerto para violoncelo de Edouard Lalo e o Capriccio Italiano de Tchaikovsky. O solista convidado é o jovem violoncelista Haziel Cândido. A regência e direção artística são do maestro Márcio Miranda Pontes.


5) Coral Lírico em Nova Lima

Com a proposta de difundir a música coral em diferentes regiões do Estado, a Fundação Clóvis Salgado leva o Coral Lírico de Minas Gerais a Nova Lima, para apresentar uma edição especial da série Lírico em Concerto, sob regência do maestro assistente, Augusto Pimenta. A apresentação terá acompanhamento de Fred Natalino ao piano e solos da soprano Andreia de Paula. No repertório, composições de Mozart, Fauré, Leonard Bernstein, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Aylton Escobar e Astor Piazzola. No Teatro Municipal de Nova Lima (Praça Bernardino de Lima, s/nº, Centro), sexta (28), às 20h.

 

6) Exposição e performances no Instituto Undió

O projeto-laboratório “Nessa Rua tem um Rio”, desenvolvido pelo Instituto Undió, chega a sua 12ª temporada com a exposição do “Projeto Mesa Bordada” e performances dos artistas Marco Paulo Rolla, Noemi Assumpção, Grupo Indigestão, Marta Neves e Nickary Aycker. A programação inicia-se às 10h de sábado (29) com um café da manhã coletivo. No Instituto Undió (rua Padre Belchior, 280, Centro).

 

7) Edição especial do Festival Jardim das Cervejas

Para comemorar a sua 10ª edição e seus 12 meses de encontros ininterruptos, será realizada uma edição especial do Festival Jardim das Cervejas neste sábado (29), das 15h às 22h. O evento gratuito acontece no Krug Biergarten (av. Montreal, 280, Jardim Canadá) e vai contar com os shows com as bandas mineiras Seu Madruga e Folk Javalli. Além da anfitriã Krug Bier, as cervejarias Hofbrauhaus e Uaimmi farão parte do encontro.

 

8) Rafael Pansica na Praça da Saúde

O violonista Rafael Pansica, vencedor da edição do ano passado do Prêmio BDMG Instrumental em duas categorias, é o convidado do projeto Dia de Feira na Praça da Saúde (Grajaú), neste sábado, às 9h. Ele convida Felipe José para a apresentação, que conta com abertura de Sofia Cupertino.


9) O Couro Acorda o Vento na Praça da Liberdade

Projeto dos músicos Marcos Ruffato (Bandolim), Túlio Araújo (Pandeiro), Lucas Telles (Violão 7 Cordas), Marcelo Chiaretti (Flauta), Rafael Pimenta (Cavaco) e Julian Tarragô (Acordeon), O Couro Acorda o Vento é a atração do projeto Dia de Feira neste domingo (30), às 11h, na Praça da Liberdade. A proposta é partir da influência regional do choro, extrapolando as fronteiras do jazz e da música instrumental contemporânea, com composições próprias e releituras de Hermeto, Coltrane, Dominguinhos, Pixinguinha, dentre outros. Quem abre a programação é o cantautor Raphael Sales.


10) Oficina de "cheerleading" na Savassi

Neste domingo (30), o programa "A Savassi é da Gente" conta com a participação do grupo Panthers All Stars Cheerleading, que fará uma apresentação com 15 atletas e realizará uma oficina para ensinar os movimentos básicos do "cheerleading". Essa modalidade esportiva consiste no uso organizado de música, dança e elementos de ginástica para animar torcedores em partidas de jogos coletivos, como o futebol americano e o basquetebol. A partir das 9h, na Praça da Savassi.

 

11) Reunião de artistas latinos

Neste sábado (29), às 19h, acontece na galeria Mama/Cadela (rua Pouso Alegre 2048, Santa Tereza) o show de encerramento da Residência Imersão Latina, que foi realizada no próprio local. Esta é a última semana que músicos do Peru, Chile, Argentina e Brasil que estão reunidos para intercâmbio cultural e produção de um disco e um mini documentário com apoio do Fundo Ibermúsicas. Os residentes já criaram 7 músicas que estão sendo gravadas na próxima semana em estúdio.

 

12) Mostra Spike Lee

Considerado um dos maiores nomes a abordar a contemporânea situação da comunidade negra norte-americana, Spike Lee ganhou projeção mundial tratando de questões como desigualdade social, relações de poder, criminalidade urbana e atuação da grande mídia com relação à essas temáticas. O Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) começa a dedicar uma mostra com 20 longas do diretor. Nesta sexta (28), serão exibidos “Mais e Melhores Blues” (15h), “Ela Quer Tudo” (17h15), “Lute Pela Coisa Certa” (19h) e “Faça a Coisa Certa” (21h15). No sábado (29), é a vez de “Febre da Selva” (17h) e “Malcolm X” (19h30). No domingo (30), a mostra conta com “Crooklyn” (16h), “Irmãos de Sangue” (18h) e “Todos a Bordo” (20h15).

 

13) Clássicos infantis no Cine Santa Tereza

O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89) continua a exibir clássicos infantis para entreter a criançada nas férias. No sábado (29), a mostra apresenta “Pocahontas” (17h) e “A Noviça Rebelde” (19h). No domingo (30), é a vez de exibir “Labirinto - A Magia do Tempo” (17h) e “Gremlins” (19h).