O Festival Internacional de Acordeon (FIA) realiza sua quarta edição entre os dias 10 e 14 de maio, no Sesc Palladium, com uma programação que evidencia consagrados acordeonistas do Brasil, Argentina e Itália. O Festival vai apresentar os mais diversos gêneros e revelar a versatilidade do instrumento, que permite melodias suaves até harmonias vibrantes e em diferentes timbres.

Entre os convidados estão atrações locais, nossos anfitriões, que têm divulgado o instrumento em nosso estado e no país, como os mineiros Lucas Viotti e Lucas Telles, Toninho 8 Baixos, Sanfonada Mineira, Orquestra Ouro Preto e Projeto Brasil. A programação, que contará com apresentações no Teatro de Bolso e no Grande Teatro do Sesc Palladium, além de performance gratuita no Foyer Rio de Janeiro.

Para esta 4ª edição do FIA, três acordeonistas locais: Marx Marreiro, Léo Magalhães e Julian Tarragô criaram a " Sanfonada Mineira" e farão show inédito, o grupo argentino de tango fusion "La Cachiporra" virá pela primeira vez ao Brasil, o virtuose do acordeon nordestino Beto Hortis se apresentará com seu quarteto e também o italiano Vince Abbracciante trará seu último trabalho gravado no CD Sincretico com um trio italiano e quarteto de cordas mineiro.

O encerramento, no dia 14, será dentro da Série Domingos Clássicos, projeto realizado pelo Sesc  Palladium em parceria com a Orquestra Ouro Preto, que nesta edição convidará o Projeto Brasil, formado por Célio Balonae Milton Ramos. Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, será apresentado um repertório com composições de Cartola, Gonzaguinha, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque e Dominguinhos, arranjadas especialmente para a orquestra de cordas.

Confira a programação completa:

Dia 10 de maio - 19h30

Teatro de Bolso do Sesc Palladium

Quarta Instrumental apresenta: Duo Lucas Viotti e Lucas Telles (Minas Gerais)

 

Dia 11 de maio - 12h30 às 13h30

Foyer Rio de Janeiro – Sesc Palladium

Esquenta Festival Internacional de Acordeon: Toninho 8 Baixos (Minas Gerais)

 

Dia 12 de maio - 20h30

Grande Teatro do Sesc Palladium

Sanfonada mineira (Minas Gerais)

La Cachiporra - Tango Fusion (Argentina)

 

Dia 13 de maio - 20h30

Grande Teatro do Sesc Palladium

Beto Hortis (Pernambuco)

Vince Abbracciante (Itália)

 

Dia 14 de maio - 11h

 Grande Teatro do Sesc Palladium

Série Domingos Clássicos apresenta: Orquestra Ouro Preto convida Projeto Brasil (Minas Gerais)