Cortejo de palhaços e festivais de jazz na programação gratuita deste final de semana

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
15/11/2017 às 17:48.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:43
 (Naty Torres / Divulgação )

(Naty Torres / Divulgação )

Fim de semana recheado de atrações culturais em Belo Horizonte e cidades da região. Tem para todos os gostos: arte para crianças e adolescentes, festas com cervejas artesanais, literatura, música, exposições e shows. O destaque é para o tradicional encontro de palhaços em Mariana. Um cortejo pela cidade une as cores do circo com as belezas da arquitetura histórica. O 9º Encontro do Circovolante começa na sexta e vai até o domingo com mais de 30 atividades.

O jazz está no centro de dois eventos: o Contagem Jazz Festival e o Buena Vista Jazz e Blues. Mas os amantes do ritmo não precisam se dividir. Os eventos acontecem em dias alternados. Confira a programação completa com atrações gratuitas para  curtir o fim de semana:

 SEXTA-FEIRA (17)

Meninas de Sinhá

O grupo Meninas de Sinhá desembarca no mundo da literatura com ‘Eu, Bonsai - Minha vida em versos’. A autora é uma integrante do grupo que escrevia poemas e tinha o sonho de vê-los publicados. Maria Isabel Carlos faleceu em setembro de 2016, mas o grupo fez questão de levar adiante a ideia. Produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, o livro será lançado às 19h na livraria Leitura do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 4000).

 Circo na rua

Quase 180 palhaços participam do 9º encontro do grupo intitulado ‘Circovolante’ em Mariana. O evento já é tradicional na cidade e promove mais de 30 atividades em praças, entre elas, lançamento de livro, teatro, rodas de conversa, música e exibição de filmes. O destaque principal é para o grande cortejo, quando palhaços e população cruzam as ruas da cidade mesclando as cores do circo com a paisagem histórica da cidade. A programação vai até domingo.

 Contagem Jazz Festival

Bate papo, literatura, cafés, cervejas artesanais, música e muita cultura. Essa é a proposta da primeira edição do Contagem Jazz Festival, evento que promove a arte na cidade da região metropolitana de BH. O projeto foi contemplado no Fundo Municipal de Cultura da cidade e acontecerá no Centro Cultural Casa Amarela.

 Cola aí!

Essa é para crianças e adolescentes que gostam de arte. Que tal compartilhar a produção artística que você já faz com outras pessoas? Essa é a proposta do ‘Ocupa com a gente’. Sem horário marcado e sem enrolação. É só chegar e compartilhar cultura. Vale tudo: rap, música, poema, passinho… O evento é na Funarte MG (Rua Januária, 68 - Centro) e começa às 19h. O evento está na programação do projeto Lusco Fusco. 

 África

Até sábado, o Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420) recebe a FLIAFRO, Festa Das Artes Literárias em Diferença, realizada pelo Instituto Nandyala. O evento reúne África, diáspora negra e povos indígenas a partir dos livros e da leitura. O evento inclui: lançamentos de livros, autógrafos, palestras, rodas de conversa, oficinas de formação para professores, sarau, artes visuais, mostra de vídeo-documentários e livros com descontos.
 

SÁBADO (18)

Buena Vista Jazz e Blues

A segunda edição do evento itinerante chega à Betim neste sábado. A partir das 13h, os apaixonados por cervejas especiais, comida boa e música terão um ponto de encontro na cidade: o quintal da Casa da Cultura Josephina Bento. O sucesso da primeira edição, que aconteceu em Sete Lagoas, já dá indicativos de boa festa nesta nova data.

 Cinema ao ar livre

A Praça da Glória em Contagem, na região metropolitana de BH vai virar sala da sétima arte. A proposta do Cine Growler é homenagear o dia da consciência negra com uma programação divertida e variada. De música à comida, tudo propõe uma reflexão sobre o assunto. Destaque para o ‘Picnic Cultural’, com bikefoods de doces, sucos, espetinhos e outras delícias. O evento vai de 11h às 22h.

 Hip Hop e Funk

Também na comemoração do dia da consciência negra, acontece, na Escola Municipal Ápio Cardoso, no bairro Nova Contagem, em Contagem, o primeiro Hip Hop Funk Festival - Juntos pela paz. O evento reúne atrações musicais dos dois ritmos para promover a cultura, a liberdade e a igualdade.

 Cinema espanhol

Cinco filmes contemporâneos produzidos na Espanha serão exibidos em Belo Horizonte neste final de semana no MIS Santa Tereza (praça Duque de Caxias). O objetivo é aproximar os dois países, já que as metragens apresentadas no festival abordam temas correlatos para ambos. Felizes 140 e Noite de verão em Barcelona fazem parte da programação que vai até o dia 25.

 DOMINGO (19)

Documentário Dandaras

‘Dandaras’ é um documentário sobre a força da mulher quilombola. No curta-metragem, a luta da população afrodescendente do país é retratada a partir do protagonismo dessas mulheres. Além da exibição, uma roda de conversa debate e esclarece assuntos levantados durante a produção. O documentário ‘Dandaras: a força da mulher quilombola’ será exibido no Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção do museu. A classificação indicativa é 12 anos.

 Tambor na Praça

Maurício Tizumba comanda o som do evento com o ‘Tambor Mineiro’ e ‘Blocos Saúde’. Os integrantes convidam o artista argentino, Belisário Tonsich, para compartilhar o palco e dividir canções. A programação faz parte do Circuito Instituto Unimed-BH. Crianças e adolescentes do projeto social Batuque Salubre também se apresentam. O evento é na Praça da Saúde, na avenida Silva Lobo, no Grajaú. A partir das 16h.

 Concertos dominicais

A Camerata Experimental e o Grupo Choro se apresentam em ‘Concertos Dominicais’ do Museu de Ciências Naturais da PUCMinas. A programação congrega aprendizados dos alunos da escola de música da UEMG. O evento é a partir das 11h na sede do museu (av. Dom José Gaspar 290, Coração Eucarístico).

 Exposição Polêmica

Domingo é o último dia para acompanhar uma das exposições mais faladas dos últimos anos em BH. O ‘Faço você mesmo sua capela sistina’, de Pedro Moraleida, já recebeu quase 15 mil visitantes e levantou polêmica na época pelos temas abordados pelo artista. A exposição está na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537). No domingo, a visitação é de 16h às 21h. A classificação indicativa é 18 anos.

 Três porquinhos

A tradicional história com a presença do lobo mau é destaque na programação cultural para as crianças. O espetáculo está em cartaz no Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 4000) e apresenta uma faceta mais interativa do enredo queridinho dos pequenos. As sessões são às 16h e 17h30.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por