Em julho, em vez de encarar as viagens caríssimas para as praias do Nordeste, muita gente prefere ficar em Minas Gerais e aproveitar a vastíssima programação cultural oferecida nos festivais de inverno espalhados pelo Estado. Uma oportunidade de ganhar conhecimento nas oficinas, descobrir novos espaços, fazer amigos e assistir a apresentações artísticas. Praticamente tudo de graça.

Em 2018, o festival de Ouro Preto e Mariana volta a ser o grande destaque do interior, com uma vasta programação de oficinas e apresentações artísticas. Um evento que sempre fomenta o turismo das duas cidades no período de férias escolares.

Mas também dá para curtir um festival sem sair da capital. Basta dar uma olhada nas oficinas e atividades acadêmicas da UFMG, que também oferece shows e apresentações teatrais com entrada franca.

Confira as informações sobre os festivais de inverno deste ano:

Ouro Preto e Mariana

Mais de 800 vagas foram ofertadas nas oficinas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, realizado de 6 a 22 de julho, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Há opções para adultos e crianças nas áreas de artes cênicas, música, patrimônio, artes plásticas, entre outras.

Com a temática das Tradições Populares, o Festival ministra seis oficinas, como técnicas especiais de artesanato, ritmos e poesias e atividades com o Zé Pereira do Club dos Lacaios. No Complexo da Juventude e na Ocupação Chico Rei, o Potência da Periferia oferece 15 oficinas. As inscrições podem ser feitas no www.festivaldeinverno.ufop.br.

Para o público infantojuvenil foram disponibilizadas cinco oficinas: “O que você quer saber sobre o corpo humano?”; “Criando com sombras”; “Uma dança para você”; “Ludi-Cidade: o lúdico no espaço urbano”; e “Ouro Preto - Paisagens psicodélicas”.

O evento conta ainda com vários shows gratuitos na praça Tiradentes, em Ouro Preto, como das bandas Revelação e Babado Novo, no próximo fim de semana. O bloco Zé Pereira dos Lacaios também deve realizar cortejos pela cidade histórica.

 

Belo Horizonte – UFMG

Realizado de 20 a 28 de julho, o 50º Festival de Inverno da UFMG conta com programação gratuita de residências artísticas, oficinas, conferências, colóquio e eventos culturais. As inscrições para as atividades estão abertas, mas os interessados têm que correr, pois mais da metade das vagas já foram ocupadas. Quem quiser se inscrever para uma atividade, pode clicar aqui. 

O tema desta edição do Festival de Inverno é “CoExistência: um, dois, Nós”. A ideia é promover a criação artística como ação transformadora e geradora de conhecimento do indivíduo consigo mesmo, com o próximo e com o espaço e pessoas em volta.

Para o público infantil, haverá as atividades "Era uma vez - Brincando com as Histórias" (Alessandra Visentin) e "Brincando de fazer brinquedos" (Agnaldo Pinho). Para os jovens, será ofertada a oficina "O pulso e o fluxo" (Kristoff Silva). E para a terceira idade, a oficina "Um Encontro com a Arte" (Gil Amancio). O festival conta ainda com apresentações musicais e teatrais gratuitas, inclusive com artistas internacionais. Veja a programação completa aqui.

 

São João del-Rei

O Inverno Cultural, realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei de 21 a 29 de julho, está com inscrições abertas para 41 oficinas de curta e média duração, dedicadas a crianças, jovens e adultos. Há opções nas áreas de artes visuais, música, dança, literatura e educação.

A edição amplia os formatos de formação e proporciona, além das tradicionais oficinas, residências e vivências em Artes Cênicas e masterclasses de Música. Os interessados devem realizar a inscrição aqui. Haverá ainda apresentações artísticas, mas a programação ainda não foi divulgada.

 

Camanducaia/Monte Verde

A 6ª edição do Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia tem início neste sábado (7) e oferece programação gratuita em todos os finais de semana deste mês. A programação do primeiro dia conta com as peças “A Matrioska caiu no Samba”, do Grupo Poesia Cantante (15h), e “O Circo das Ilusões”, da Associação Dramágico de Teatro de Divinópolis. No dia 14, tem apresentação do grupo Maria Cutia com o espetáculo “Na Roda”.

 

Poços de Caldas

O Festival de Inverno de Poços de Caldas – Julho Fest acontece de 6 a 22 de julho, contando com ações que envolvem mais de 250 artistas locais e convidados. A abertura do festival será com o cantor Ed Motta e o show “O Baile do Flashback”, nesta sexta (6), às 20h30, na Praça Pedro Sanches.

Com o tema “A Cultura Acontece na Cidade”, a programação conta com espetáculos musicais e teatrais no centro e nos bairros. A programação inclui Mundo da Criança na Praça Pedro Sanches, Dia do Rock no Parque Municipal, Festival de Blues na Estação Mogiana, Feira Mineira de Artesanato na Urca e Ônibus da História pelo centro da cidade. A maioria das atrações é gratuita. Veja a programação completa aqui.