Dança do tempo: ‘Faça Algum Barulho’ coloca diferenças em cena no 3º inverno das artes

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
11/07/2017 às 17:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:30
 (Pedro Vilela/Divulgação)

(Pedro Vilela/Divulgação)

O contemporâneo e a tradição, no campo das artes, são colocadas em confronto– e em encontro – através da dança, no espetáculo “Faça Algum Barulho” em cartaz hoje, às 20h30 no Palácio das Artes.

O argumento é ousado: visualiza um encontro entre dois dançarinos, um representando a figura urbana do b-boy (que se expressa através de movimentos do breakdance) e o outro a tradição dos palhaços do ciclo natalino, personagens da festa de Folia dos Reis[/TEXTO] mineira. Diante de seus valores e características contrastados, eles se reinventam.

“Esse confronto me pareceu muito pertinente quando fiz uma pesquisa de campo visitando as tradições afro-religiosas mineiras e ao mesmo tempo tendo um contato muito intenso, sobretudo em Belo Horizonte, com as culturas urbanas”, diz Rui Moreira, responsável pela montagem e pela coreografia junto com Rodrigo Peres. “O b-boy e o palhaço das Folias de Reis são figuras que se colocam para defender os valores humanos. Na Folia de Reis, o nascimento do menino Jesus, tido como a esperança do mundo, é guardado pelos palhaços. Os b-boys também têm isso. Eles apontam a possibilidade de manter a criatividade como esperança de remissão da periferia”, afirma.

Mas, além do reconhecimento das semelhanças, os contrastes evidenciados a partir dos rebatimentos entre essas figuras e suas temporalidades provocam mudanças.“Existe um espelhamento, um jogo de reverberações que faz com que o velho e o novo sejam confrontados” afirma. “Isto significa também a possibilidade da mistura, da mescla, do reconhecimento de um para o outro. É isso o que acontece no espetáculo. Esse embate mede forças, mas ao mesmo tempo, abre a possibilidade do reconhecimento dos poderes de um e do outro”, explica o artista.

Serviço: “Faça Algum Barulho”, da Rui Moreira Cia de Danças, hoje, às 20h30 no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537–Centro). Ingressos: R$ 40 (inteira). Informações: (31) 3236-7400

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por