Após um período de frio intenso por causa do inverno mais rigoroso em quatro décadas, o calor voltou com força total. A previsão do tempo para este fim de semana na Região Metropolitana é de céu ensolarado e temperaturas máximas que devem girar me torno de 28°C. Ou seja, a natureza está convidando todo mundo a sair de casa com a família para curtir tudo o que a capital mineira pode oferecer.

Melhor ainda: Belo Horizonte recebe vários eventos gratuitos. A programação conta com atividades de música, cinema, dança, gastronomia... Confira as atrações e programe-se:

 

Shows no MAP

Depois de uma sequência de debates e shows realizados em uma casa noturna, no sábado (12) é a vez do festival Transborda ganhar o espaço público. O evento ocupa o entorno do Museu de Arte da Pampulha (av. Otacílio Negrão de Lima) a partir das 14h. Shows de Far From Alaska (RN), Djonga (MG), Iara Rennó (SP), Pequeno Céu (MG), Young Lights (MG) e El Toro Fuerte (MG). Leve comidinhas e uma toalha. A organização do evento estimula o piquenique.

 

Savassi é da gente especial

Neste domingo (13), o evento “A Savassi é da gente” ganha uma programação especial por causa do Dia dos Pais. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) vai promover atividades de entretenimento para a criançada, como apresentação musical e tobogã inflável. Haverá ainda distribuição de pipoca e algodão doce. Das 10h às 13h.

 

Aniversário do Centro Cultural Venda Nova

A Fundação Municipal de Cultura promove neste sábado (12) uma programação especial para celebrar o aniversário de dez anos do Centro Cultural Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários). O evento contará com shows musicais e uma apresentação de dança da Cia Motumbá, além de dinâmicas e brincadeiras para crianças. Um dos destaques é a apresentação da banda Revolução, que vai aproveitar a festa para gravar um DVD ao vivo. O evento começa às 10h.

 

Jorge Bonfá na Feira de Tudo

O violonista, arranjador e compositor Jorge Bonfá convida Victor Mello para uma apresentação na Feira de Tudo (pracinha da Escola de Arquitetura da UFMG, na rua Paraíba, 697) nesta sexta (11). A abertura fica por conta do guitarrista português João Pires. Com o seu CD autoral, Bonfá realizou uma turnê pela Argentina, Brasil e Europa, com apresentações no interior da França, em Paris, e na Itália, em Roma. Das 9h às 19h.

 

Shows na Feira da Benfeitoria

A Feira da Benfeitoria (rua Sapucaí, 153, Floresta) recebe neste sábado (12), a apresentação de Matheus Barbosa e Marcus Abjaud. A dupla uniu a música e a amizade no disco "Religare”, uma obra com canções de ambos os músicos com a participação de Felipe Continentino, na bateria, e Bruno Vellozo, no baixo. Estevão Mascarenhas fará a abertura do show com um repertório que mescla harmonia, leveza e muita inspiração. A feira funciona das 11h às 19h.

 

Festa de Iemanjá na Pampulha

Neste sábado (12), a partir das 18h, a Lagoa da Pampulha recebe mais uma Festa de Iemanjá (realizada tradicionalmente junto à estátua, na Praça Alberto Dalva Simão). O evento é gratuito, mas os participantes poderão trocar um quilo de alimento não perecível por um ojá (pano de cabeça das mulheres no ritual de Umbanda). O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados para entidades beneficentes. O ritual começará às 19h30 como em uma sessão na casa espírita umbandista.

 

Teorias da Conspiração

“Teorias da Conspiração: os limites da ciência” é o tema da roda de conversa promovida cneste sábado (12), às 15h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). Será que o abismo entre a comunidade acadêmica e o público leigo faz com que muitos fatos sejam rodeados de teorias conspiratórias? A classificação indicativa é a partir de 12 anos.

 

Anchieta Gourmet no sábado

Neste sábado (12), o Anchieta Garden Shopping (av. Francisco Deslandes, 900, Anchieta) promove o primeiro Anchieta Gourmet, voltado para quem quer curtir o sábado em família, apreciando boa comida, chope gelado, música ao vivo, diversão gratuita para as crianças e mini spa para as mulheres. Alguns restaurantes desenvolveram cardápios exclusivos para o festival e terão preços únicos, de R$ 15 para tira-gosto e R$ 25 para os pratos principais. Para divertir a criançada, o evento também terá Espaço Kids com brinquedos infláveis, jogos eletrônicos, shows de mágica, contadores de histórias e teatro infantil. Das 12h às 18h.

 

Mostra no Cine Santa Tereza

O Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias) está recebendo a mostra "Luiz Rosemberg Filho: mestre do cinema de invenção", com uma série de filmes deste que é considerado um dos mais criativos e atuantes cineastas brasileiros. Serão exibidos cerca de 20 filmes do diretor, entre curtas, médias e longas metragens. Na sexta (11), às 19h30, será exibido o filme “Imagens”, que foi censurado em 1972. No sábado (12), é a vez de “A$suntina das Amerikas”, às 19h. Já no domingo, são duas sessões: “Crônica de um Industrial”, às 17h, e “O Santo e a Vedete”, às 19h.