Este será um fim de semana especial para quem busca atividades boas e gratuitas para curtir em Belo Horizonte. Para os amantes do teatro, há a disposição uma programação extensa do Festival Brasileiro de Teatro, com espetáculos de Brasília. Já quem gosta de uma música bacana vai se divertir com as atrações do Savassi Festival.

A programação deste fim de semana conta ainda com música erudita, festa gastronômica, exposição artística, comemorações pelo Dia da Fotografia e, até, um evento dedicado aos donos de animais de estimação. Confira as atrações gratuitas e programe-se:

Espetáculos de Brasília

Até o dia 27 de agosto, Belo Horizonte recebe o Festival do Teatro Brasileiro - FTB, que traz para a cidade uma importante seleção das artes cênicas produzidas no Distrito Federal. O Festival do Teatro Brasileiro – Cena Distrito Federal ocupará diferentes espaços da cidade, sempre com entrada gratuita. Confira a programação deste fim de semana:

"De Carne e Concreto - Uma Instalação Coreográfica" - Anti Status Quo Companhia de Dança

Sexta (18), às 19h30, na Funarte (rua Januária, 68, Centro). Duração: 140 min. Classificação indicativa: 18 anos

"A Moscou! Um palimpsesto" - Companhia Setor de Áreas Isoladas

Sexta (18), às 20h, no Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia). Duração: 90 min. Classificação indicativa: 14 anos

"A Geometria dos Sonhos" - La Casa Incierta

Sábado (19) e domingo (20), 11h, no Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal). Duração: 40 min. Classificação indicativa: para crianças de até 5 anos. Lotação: 40 pessoas

"Entre Quartos" - Grupo Tripé

Sábado (19), às 20h, e domingo (20), às 19h, na Funarte (rua Januária, 68, Centro). Duração: 60 min. Classificação indicativa: 14 anos

"Fio a Fio" - Giselle Rodrigues e Édi Oliveira

Sábado (19) e domingo (20), às 20h, no Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia). Duração: 70 min. Classificação indicativa: 12 anos

 

Trio Amadeus na PUC

O Trio Amadeus é a atração dos Concertos Dominicais Peter Lund neste domingo (20), às 11h. Há mais de 14 anos, o grupo transita pelos diversos gêneros musicais com repertório eclético, de Mozart a Led Zeppelin, passando por músicas celtas, musicais da Broadway, temas de filmes e músicas autorais. No no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico).

 

Serviços e brincadeiras no UniBH

Brincadeiras para crianças, emissão de segunda via de certidões e orientações nas áreas de saúde, empreendedorismo e jurídica fazem parte dos serviços oferecidos no próximo sábado (19) na segunda edição do projeto Fim de Semana do UniBH, que será realizado no campus Estoril do UniBH (entrada pela rua Líbero Leoni, 259). Para as crianças, o evento terá oficinas com massinhas, jogos diversos, contação de história e desenho livre. Além disso, as crianças vão contar com os profissionais de odontologia para a mensuração do PH salivar e orientação sobre a higiene bucal. Já para os adultos, o evento disponibilizará oficinas, como o cinema comentado do filme “Narradores de Javé”, nivelamento de inglês, jogos lúdicos de matemática, oficina da vida com construção de uma linha do tempo e planejamento de vida e cine pipoca comentado pelos alunos de Relações Internacionais do UniBH. Ainda há programação para a família, como a oficina de circo. Das 9h às 14h.

 

Palestras sobre pets

Neste sábado (19), às 10h, o Pátio Savassi (av. do Contorno, 6061) recebe o “Talk Pet”, um bate-papo dedicado especialmente para o “melhor amigo do homem”. O evento traz uma série de palestras sobre assuntos diversos, como a alimentação dos animais e a relação entre o pet e o dono. Entre as palestras, estão: os benefícios dos alimentos funcionais na vida dos pets, as vantagens e benefícios da manipulação veterinária, dicas em ambientes que aceitam pets, entre outros. Inscrições pelo Sympla.

 

Workshop gratuito de fotografia

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado neste sábado (19), e, para celebrar a data, a loja Leitura do Shopping Cidade oferece um workshop gratuito. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a técnica de criação de imagens por meio da fotografia tem a oportunidade de aprender com a fotógrafa Luciana Dornelas. A aula, aberta a qualquer interessado, não exige pré-requisito e será realizada das 14h às 17h. Serão 150 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (31) 3271-5282 ou por e-mail leituracidadeeventos@gmail.com.

 

Festa do Bar do Antônio

O Bar do Antônio Luxemburgo comemora seus três anos de vida neste sábado (19) com uma festa em frente ao estabelecimento (rua Guaicuí, 615). Para entrar, basta levar um quilo de alimento não perecível. As atrações musicais estão por conta de Waldo Gouveia, Os Metralhas, Chorinho Brasil Musical e Lands – Flávio Violino.A partir das 11h.

 

Exposição de esculturas

Em comemoração aos 50 anos de carreira do escultor mineiro Hélio Petrus, a Gerdau traz para o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade) a exposição “Hélio Petrus – 50 anos de neobarroco do escultor”. A mostra gratuita será aberta nesta sexta (18) e pode ser visitada até dia 10 de setembro. Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 18h, quinta-feira, das 12h às 22h.

 

Foto em Pauta

Celebrando o Dia Internacional da Fotografia, o projeto Foto em Pauta recebe a premiada fotógrafa paraense Elza Lima, que apresenta sua obra através de projeção e conversa com o público no sábado (19), às 16h, no Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade). A fotógrafa costuma registrar o lado humano presente na Amazônia. As festas populares, o artesanato, a pesca, as moradias que apresentam a realidade de populações quilombolas, indígenas, das mulheres e de comunidades da região são focos das lentes da fotógrafa.

 

Cultura negra para crianças (1)

O projeto “Eu, Criança, no Museu!”, do Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade), trabalha o patrimônio histórico na edição de agosto. Neste domingo (20), às 11h, o evento aborda Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. Cerca de 15 crianças e adolescentes, entre 4 e 16 anos, participarão da atividade que relembra os cortejos, festas e celebrações oriundas da cultura afro-brasileira e que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro.

 

Cultura negra para crianças (2)

O Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) recebe neste domingo (20), às 11h30, o "Projeto En'cantar", feito por artistas mirins. O espetáculo conta com poemas, brincadeiras e canções que celebram a valorização das culturas tradicionais do Brasil e do continente africano.

 

Jazz para crianças

O Savassi Festival tem início nesta sexta-feira (18), ocupando novamente vários espaços de Belo Horizonte com uma música de alta qualidade. Tom Jobim é o grande homenageado desta edição. Confira a programação gratuita deste fim de semana:

Sexta (18), às 16h: Mesa Redonda: "The Art of Conduction", com Daniela Veronesi (Itália), Guilherme Peluci e Cliff Korman (EUA). Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro 1 (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Domingo (20), às 16h: Jazzinho - Jazz para Crianças: Moacir de Todos os Santos, com Quartabê (SP). Em seguida, Cliff Korman Ensemble - Beatles Para os Pequenos. Local: Praça Floriano Peixoto (av. do Contorno, s/nº, Santa Efigênia)